Scania diz que seus motores a biogás estão 5% mais econômicos

Scania afirma que seus motores a biogás estão 5% mais econômicos

Caminhões 26/12/2023
Scania

A Scania apresentou pela primeira vez os seus novos motores a biogás na feira IAA, evento voltado a veículos comerciais, engenharia automobilística e indústria automobilística Internacional do Automóvel, de 2022, do ano passado.

Um ano após o evento a marca traz bons resultados com essa linha de motores de última geração. Eles apresentam uma economia de combustível de 5% em relação ao trem de força antigo.

De acordo com Scania essa redução no consumo também está relacionada às caixas de velocidades e eixos G25.

 “Assim como o motor Super se beneficia da maior dispersão na caixa de câmbio G25, o mesmo acontece com os motores a biogás. Quando combinados com a caixa de velocidades Scania Opticruise e os novos eixos, os motores a biogás podem funcionar muito perto do seu “ponto ideal” na maior parte do tempo,” afirma Ola Henriksson, Gestor de Produto Sénior para Combustíveis Renováveis ​​na Scania Trucks.

O interesse por combustíveis biometano produzidos localmente para caminhões está a aumentar rapidamente. 

Muitas empresas e compradores de transportes têm a ambição de descarbonizar os seus transportes rodoviários o quanto antes. 

As soluções baseadas em biometano estão prontamente disponíveis através de redes de postos de combustível em rápido crescimento e as emissões de CO2 podem ser reduzidas em até 90% numa perspectiva do poço até a roda. 

Uma combinação de trator e reboque de 40 toneladas pode atingir autonomias de até 1.400 km quando especificada com as maiores soluções de tanques de Bio-GNL. 

As redes de estações de abastecimento de biogás estão a expandir-se rapidamente em toda a Europa, impulsionadas pelo aumento da procura e pelos principais intervenientes na indústria dos combustíveis.

Motor 13 litros biogás Scania
Motor 13 litros biogás Scania

A redução da pegada de CO2 já não é algo que apenas as empresas “verdes” fazem para ganhar a aclamação pública: é uma necessidade pura para a maioria dos tipos de transportadores e todos os meios disponíveis devem ser utilizados.

Os novos motores a biogás baseiam-se no motor a gás de 13 litros que a Scania oferece há vários anos. 

Ao aumentar os níveis de potência dos seus motores e prepará-los para futuras exigências legais, a Scania vai avançado com seu plano de descarbonização.

“Com as reduções de CO2, a dirigibilidade e as autonomias que oferecemos agora, estou convencido de que mais clientes reconhecerão que esta é uma excelente solução”, afirma Henriksson. 

“Existem tantos prós óbvios e praticamente nenhum contra. E o condutor também pode desfrutar de um nível de ruído significativamente mais baixo.”

Se inscreva em nosso canal no youtube

Continue lendo