JEEP apoia Feira de artesanato de Pernambuco - Carro Arretado

JEEP apoia Feira de artesanato de Pernambuco

Notícias 5/07/2024


Com o propósito de incentivar a cultura local, fortalecer o desenvolvimento sustentável do artesanato e estimular a preservação ambiental, a Stellantis apoia, mais uma vez, a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte. Nesta edição, a empresa apresenta os resultados e objetivos do Programa de Biodiversidade Stellantis, que visa resgatar, preservar e conservar a Mata Atlântica, bioma nativo da zona da mata, onde o Polo Automotivo de Goiana está instalado. Este ano, o público também terá a oportunidade de conhecer a nova coleção de produtos confeccionados em parceria com a Roda: Leve de um Jeito Leve.
Inspirada pelo tema da Fenearte deste ano, “Sons do Criar — Artesanato que Toca a Gente”, que destaca a capacidade dos artesãos de emocionar as pessoas, a Stellantis traz para a feira um stand sensorial. Esse espaço irá proporcionar ao público uma experiência única de contato com a natureza. Através dos cinco sentidos, os visitantes poderão se conectar com um dos biomas mais ricos do mundo e entender, na prática, como funciona o Programa de Biodiversidade do grupo, no jardim sensorial da exposição.
“Essa parceria entre a Stellantis e a Fenearte reforça a valorização da cultura local e o incentivo ao consumo sustentável. Tudo isso fica ainda melhor porque estamos levando o Vem Pra Roda, projeto de economia circular que está alinhado aos pilares da empresa. Temos muito orgulho de apoiar essas duas iniciativas que promovem importantes movimentos socioculturais e ambientais na região”, destaca Fabrício Biondo, vice-presidente de Comunicação Corporativa da Stellantis para a América do Sul.
Localizado na zona da mata Norte de Pernambuco, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana é responsável pela produção dos modelos Jeep Renegade, Compass e Commander, Fiat Toro e Ram Rampage, destacando-se no setor pelo seu compromisso com a sustentabilidade. Para celebrar 83 anos de história e inovação, a Jeep apresentará na Feira o novo Commander, com acabamentos exclusivos e amplo espaço interno. O modelo resgata a esportividade para aventuras, revelando o novo motor 2.0 Turbo Hurricane, que oferece ainda mais potência e velocidade.
Conhecido como o primeiro complexo industrial multiplantas do Nordeste a se tornar Aterro Zero, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana descarta adequadamente todos os resíduos da produção automotiva. Entre os destinos desses materiais está a parceria com a Roda, uma iniciativa que transforma os resíduos da produção em matéria-prima valiosa através de um processo virtuoso de economia circular. Dessa forma, são criados itens de moda sustentável, como mochilas, bolsas, sandálias e acessórios.
Desde 2020, a empresa fomenta o impacto socioambiental com qualidade de serviço e compromisso sustentável, transformando resíduos do setor automotivo em produtos de moda sustentável. A parceria com a Stellantis traz importantes ganhos socioambientais e culturais para a região, estimulando a economia circular. Através de técnicas de upcycling, a iniciativa Vem Pra Roda já transformou cerca de 24 toneladas de resíduos em matéria-prima de valor, dando vida a mais de 18 mil produtos.

A parceria Vem pra Roda tem o desejo de transformar a realidade e oferecer uma alternativa que combina cuidado, inovação e sustentabilidade. Para esta edição da Fenearte, a iniciativa Roda convida o público a ter um novo olhar sobre o cotidiano, através da sua mais nova coleção “Leve de um jeito Leve”, que incentiva um movimento mais consciente de celebração da vida. Vários desses produtos podem ser adquiridos no stand da Stellantis na feira.
Programa de Biodiversidade
O Polo Automotivo Stellantis é também considerado uma “fábrica de mudas”, assumindo o compromisso de promover ações significativas para a conservação do bioma da Mata Atlântica na região. A ação proativa e voluntária do Programa de Biodiversidade, que começou com a ideia de recuperar áreas através do paisagismo do Polo com mudas nativas, tornou-se uma iniciativa de grande alcance. Já foram plantadas 170 mil mudas, abrangendo 295 espécies da flora, incluindo 27 ameaçadas de extinção, como pau-brasil, visgueiro, pau de jangada e pau-ferro. O Programa recebeu prêmios de organizações reconhecidas nacionalmente pela preservação ambiental, como o XIV Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade e o Consciência Ambiental Immensità, apenas em 2024.
A iniciativa começou em 2014, um ano antes do início das operações do Polo Automotivo de Goiana, com o objetivo de fazer o paisagismo do Polo com mudas nativas. Para a implantação do projeto, foi realizado um mapeamento inédito em parceria com as universidades federais de Pernambuco, para identificação de espécies locais. O viveiro hoje ocupa uma área de um hectare e é considerado o maior do Nordeste dedicado à Mata Atlântica, com capacidade de produzir até 88 mil mudas por ano. O Programa de Biodiversidade estimula a educação ambiental e quer expandir até que as árvores cubram uma área de 304 hectares de área verde e corredores ecológicos.
Fenearte
A Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte é realizada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). A 24a edição da Feira acontece de 03 a 14 de julho, no Centro de Convenções do estado, localizado da cidade de Olinda. Motivado pelo trabalho de artesãs e artesãos, que tiram sonoridades.

das ferramentas com seus movimentos ritmados ao manusear, o tema proposto para este ano é “Sons do Criar — Artesanato que Toca a Gente”. Além dos estandes de vendas, o evento terá exposições, concurso e desfiles de moda, apresentações musicais e outras atividades que ressaltam a cultura regional.

Continue lendo