VW revela dados técnicos do SUV Taos, futuro rival do Jeep Compass
A Volkswagen vai lançar seu novo SUV no Brasil até o mês de maio.
O Taos vai ficar posicionado acima do T-Cross e abaixo do Tiguan Allspace, ou seja, o estreante da Volks ficará numa faixa de preço entre R$ 130 mil a R$ 170 mil.
Leia mais: VW T-Cross fecha na liderança dos SUV’s compactos
Esta semana, executivos da marca revelaram detalhes do veículo que terá como maior adversário o Jeep Compass.
A Volkswagen diz que o carro chega para ser referência no segmento de utilitários esportivos médios, em segurança, performance, conectividade e espaço interno.
Mecânica
O Taos tem motor 1.4 turbo, de 150 cavalos de potência e será vendido sempre com câmbio automático.
O SUV também se destaca pela conectividade acima da média.
O painel é composto por uma ‘ilha digital’, com duas telas sensível ao toque de alta resolução.
Nela é possível agendar a revisão do carro, pagar estacionamento, ouvir audiobooks e baixar mapas de navegação, como o Waze, por exemplo.
Boa lista de itens
No conforto, o Taos vem equipado com o ar-condicionado de duas zonas que possibilitando que motorista e passageiro selecionem a temperatura mais conveniente.
Além disso, há difusores para passageiros que vão atrás e o condicionado traseiro com ajuste de fluxo, acoplado ao console central.
Entre os itens de segurança destaque para o Sistema que possibilita que o motorista estabeleça uma velocidade e uma distância para o carro à frente -e o dispositivo que freia e acelera o carro de modo autônomo.
Se o veículo à frente parar, o Taos também vai parar e arrancar novamente dentro de 3 segundos, situação comum em engarrafamentos, por exemplo.
Nos retrovisores, funções como o recolhimento automático ao travar as portas e a função tilt down, que abaixa o espelho do lado do passageiro, para facilitar as manobras de estacionamento.
Segurança
Tem ainda o detector de ponto cego, item de segurança muito importante. Se houver aproximação de obstáculos, o dispositivo emite luzes nos espelhos externos, alertando para que o motorista não troque de faixa naquele momento.
E isso pode evitar colisões em objetos ou mesmo acidentes graves.
Há ainda dois itens exclusivos no segmento: Detector de fadiga (sistema monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço) e Sistema de frenagem pós-colisão.
Esse sistema atua em conjunto com o Controle eletrônico de estabilidade (ESC), freando o carro após um primeiro impacto, reduzindo significativamente as consequências de acidentes multicolisão.
O sistema Kessy é um item muito desejado pelos clientes. Basta estar com a chave presencial próxima à porta dianteira, no bolso da calça ou na bolsa, por exemplo, para que o sistema reconheça o sensor e permita abrir e fechar as portas com um leve toque na maçaneta, além de autorizar a partida do motor por meio do botão no console.
O Kessy ainda pode fechar os vidros e até o teto solar panorâmico, outro item muito procurado pelos clientes nessa categoria de veículo.
Definitivamente, o Taos chega para ser o SUV médio premium da Volkswagen, com itens de tecnologia até então presentes apenas no segmento de alto luxo.
Se inscreva no canal no youtube