OFICINA: confira algumas dicas para carros com kit GNV
Vai comprar carro e instalar o GNV – Gás Natural Veicular, para reduzir os gastos com combustível?
De fato você está no caminho certo já que a economia pode chegar a 50% se compararmos a conta do veículo abastecido com GNV com a do automóvel a gasolina.
Além disso o preço da gasolina subiu mais uma vez na última semana e já está acima dos R$ 5,00 o litro. Por outro lado, o GNV custa em média R$ 2,97 o metro cúbico (Grande Recife).
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Só que muito importante – antes de comprar – é pegar dicas de especialistas pra não ter problemas no futuro.
Nós do Carro Arretado conversamos com um expert em GNV e ele nos repassou bizus pra ajudar você a fugir de enrascadas.
Em regra geral, se for instalar o kit GNV, procure uma oficina convertedora de referência para não ter problemas.
No Recife há diversas empresas do ramo, mas nem todas atendem ao padrão tido como ideal pelos especialistas.
E esses “problemas” estão relacionados ao uso de equipamentos de baixa qualidade que podem comprometer a segurança e desempenho do veículo.
Se a empresa não for idônea, usará cilindros e mangueiras de qualidade inferior dos usados pelas grandes convertedoras.
“Não procure apenas pelo preço, pense também na segurança. Daí a recomendação de buscar quem trabalha com aparelhos de alta qualidade e certificações do Inmetro, licenças e laudos que atestam a boa qualidade dos produtos”, sentencia Eimar Morais, da Via Gás, reconhecido como um dos principais nomes do Recife quando falamos de Kit GNV.
GNV em carro usado
Quem compra um carro usado já com kit gás vale adotar um cuidado redobrado pra ter mais segurança.
O primeiro passo é ver se o certificado de regularização consta no documento do veículo e saber se o carro possui a inspeção anual em dia.
Caso contrário, pode ter o veículo retido numa fiscalização. Então a recomendação é levar o automóvel numa oficina credenciada pra uma avaliação e saber se o cilindro está ok e também se ele atende às normas exigidas.
Os técnicos verificam, principalmente, tubos, mangueiras e conectores. O checkup numa oficina especializada pode ser de graça.
E o mecânico, muitas vezes, só vai cobrar algo se tiver peças para trocar. A instalação do kit gás mais barato pode custar R$ 4 mil e chegar aos R$ 5.500, dependendo do modelo e tamanho de cilindro.
O investimento que vale muito a pena pra quem tem carro que bebe muito (SUVs) ou quem costuma usar o carro para trabalho.
Na prática, abastecer o cilindro do carro a gás sai por R$ 35 e é possível rodar entre 120 km e 150 km.
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