Novo Citroën C5X é uma mescla entre perua e sedan, dentro de um SUV


A Citroën revelou na Europa o inédito C5X, um modelo que é uma mescla entre sedan e perua dentro de um SUV, estilo de carro bem incomum.
Se é o primeiro com esta pegada ou não só os historiadores automotivos podem dar esta resposta com precisão.
Leia mais: C4 Cactus ganha série limitada no Brasil
O fato é que o C5X está confirmado no mercado europeu mas ainda não há nada sobre sua chegada no Brasil.
A Citroën diz que trabalhou com foco específico na aerodinâmica para trazer uma silhueta nova, capô alongado, linhas fluidas e aerodinâmicas, além da linha de cintura elevada e as rodas de 19 polegadas se destacam no perfil do C5X.
A marca francesa confirmou também que ele terá motorização híbrida do tipo plug-in, quando necessita de recarga na tomada.
O C5X utiliza motor 1.6 turbo de 180 cv e um outro elétrico de 81 kW, alcançando uma potência combinada de 225 cv.
A autonomia elétrica é superior a 50 km e pode chegar a até 135 km/h usando somente a energia das baterias.
Espaço interno impressiona
Além do visual atípico o novo carro da Citroën se diferencia pelo espaço interno, digno de um modelo bem grande, como SUVs grandes e peruas.
São 4,80 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,48 m de altura, e 2,79 m de entre-eixos.
Seu porta-malas é de 545 litros de capacidade, maior que qualquer SUV médio vendido no Brasil, e pode chegar a até 1.640 litros ao rebater os bancos traseiros.
“Com o C5 X, a Citroën ganha um veículo topo de linha ambicioso e agregador, uma verdadeira ferramenta de conquista para clientes cada vez mais propensos a partir à descoberta do mundo.”
” Uma proposta audaciosa e inédita, que encarna plenamente todo o know-how da Citroën em matéria de inovação e bem-estar”, afirma Vincent Cobée, CEO da Citroën.
Nova suspensão
O Citroën C5 X está equipado com a suspensão Citroën Advanced Comfort, pensada para recriar o efeito de “tapete voador” dos modelos icônicos da marca.
Este novo tipo de suspensão garante mais agilidade e conforto ao enfrentar obstáculos, buracos, fendas, redutores de velocidade e outros remendos no asfalto.
O comando da suspensão, que oferece a opção entre três modos, melhora o desempenho dos batentes hidráulicos progressivos, afrouxando ainda mais as suspensões para “sobrevoar” a estrada e proporcionar uma eficiência maior, especialmente nas curvas.
Entre os itens do ambiente interno o SUV oferece sistema de informações no para-brisa, multimídia de 12″ sensível ao toque e com espelhamento para celulares.
Partida por botão, sistema stop & go, câmeras e sensores de estacionamento para auxiliar em manobras.
Para a segurança a marca confirma no C5X o assistente de permanência em faixa e o alerta de tráfego traseiro.
Se inscreva em nosso canal no youtube