Ford apresenta van que roda com combustível de óleo de cozinha usado

Notícias 7/02/2020
Ford Transit

A Europa como todo mundo sabe tem planos rigorosos para combater a poluição no trânsito.

E com isso cabe as montadoras a missão de criar estratégias para seus novos produtos poluírem cada vez menos e assim evitar qualquer restrição das autoridades.

E o mais novo projeto vem da Ford, a marca norte-americana anunciou que a sua linha de vans Transit foi aprovada para rodar com HVO (Hydrotreated Vegetable Oil).

Este é um tipo de diesel renovável que, além de óleo de cozinha usado, pode incluir gordura animal, óleo de peixe e subprodutos de processos industriais em sua composição.

Van tem um belo painel central e câmbio automático
Divulgação / Ford

A Ford explica que o HVO tem uma queima mais limpa por que usa hidrogênio como uma espécie de catalisador no processo de produção.

Isso garante uma vida útil mais longa que o biodiesel convencional por exemplo. Ele é capaz de reduzir em até 90% os gases do efeito estufa.

Além disso emite menos NOx e partículas e facilita a partida do motor em baixas temperaturas.

O HVO é vendido em postos de combustível selecionados da Europa, principalmente na Escandinávia e nos países bálticos, tanto na forma pura como adicionado ao diesel comum.

“Permitir que nossas vans funcionem com combustível feito de resíduos, como óleo de cozinha usado, pode parecer absurdo”.

“Mas o HVO é, de fato, uma solução para os motoristas e frotistas ajudarem a melhorar a qualidade do ar para todos”, diz Hans Schep, gerente geral de Veículos Comerciais da Ford Europa.

E o Brasil?

Veja como funciona o passo a passo até chegar a van Transit

Apesar de o Brasil ser um dos maiores produtores de biodiesel do mundo a Ford não tem planos para trazer este sistema para cá.

Com isso vamos seguir com os carros da Ford abastecidos com gasolina, etanol e diesel. Sem falar que a linha de vans Transit não é vendida no Brasil.

Veja Mais

Onix e Onix Plus fecham janeiro na liderança

Renault divulga imagens do novo Duster

Testamos o novo Audi Q3

Tags:

Continue lendo