Você sabia? Ônibus Mercedes usado na Copa de 1974 tinha torneira de cerveja

Notícias 22/11/2022

A bola já está rolando na Copa do Mundo do Catar e todos estão na expectativa pra saber quem vai levantar a taça mais cobiçada do planeta. No entanto, outros assuntos que envolvem o Mundial também são de interesse do público.

Por exemplo, os modelos dos ônibus que levam as seleções para os estádios.

No Mundial deste ano a Seleção Brasileira tem à disposição um modelo produzido pela Marcopolo, enquanto em 2018 foram usados ônibus da Hyundai.

Leia mais: Mercedes confirma ônibus urbano elétrico no Brasil

Entrando nesse clima de Copa, a Mercedes-Benz lembrou do Mundial de 1974, disputado na Alemanha, e que teve o ônibus O 302 da Mercedes como veículo oficial das seleções.

No total 16 seleções participaram daquele Mundial, todas com 1 unidade do O 302 à disposição.

E podemos dizer que esse “busão” foi uma atração à parte. Ele carregava uma série de itens de luxo que não se via em qualquer carro de passeio naquela época. Porém, o que mais chamava atenção era a torneira de cerveja, e funcionava mesmo.

Se hoje a ordem no Catar é não consumir bebida alcóolica nos arredores dos estádios, naquele mundial de 1974 a vida era, digamos, mais tranquila, especialmente pra quem curte tomar uma cervejinha gelada enquanto a bola rola no gramado.

Claro, esses ônibus eram utilizados pelas seleções e quem desfrutava mesmo da exótica torneira com cerveja eram os jogadores.

As fotos abaixo são de uma unidade do O 302 que está guardada no museu da Mercedes na Alemanha.

Além da “choperia” na cabine, o O 302 também contava com cinzeiro individual, capa de apoio de cabeça em cada poltrona, banheiro a bordo e ar-condicionado.

O visual externo trazia o nome e as cores do país. No topo do telhado, as bandeiras dos respectivos times tremulavam ao vento.

Pra quem não lembra em 1974 a Alemanha estava dividida em dois lados – Ocidental e Oriental, e mesmo assim sediou a Copa do Mundo daquele ano e foi campeã vencendo a Holanda na final.

Se inscreva em nosso canal no youtube

Tags:

Continue lendo