Veja quanto vai custar o famoso jipe de luxo da GWM no Brasil – Tank 300

Por Matheus Albino

Depois de um 2024 discreto, sem grandes novidades no Brasil, a GWM promete um 2025 mais agitado e já tem o seu primeiro grande lançamento confirmado. O modelo Tank 300 foi apresentado esta semana, em São Paulo, e chega para ser o carro mais tecnológico da marca por aqui.

Nossa equipe foi convidada pela GWM e testou o Tank em situações bem complexas, como asfalto bastante irregular, atoleiros e trechos alagados.



Mas, ele é híbrido e este tipo de carro desperta muita curiosidade em relação ao dados de consumo de combustível.

São 3 modos de potência do sistema híbrido – no cem por cento elétrico ele pode rodar até 75 km (dados do Inmetro); já o modo modo HEV combina o uso do motor a combustão e o motor elétrico para otimizar o consumo de combustível, energia e desempenho, indicado para cenários de condução de uso misto em longas distâncias e off-road, sendo também o único dos 3 modos para usar a tração 4×4; por último o inteligente que usa apenas o motor a combustão e vai recarregando o motor elétrico.

A GWM recomenda ativar esse modo em uma viagem de longa distância com pista livre.

Quem é essa fera?

Lançado na China no final de 2020, o Tank 300 é um SUV híbrido plug-in e seu design lembra um Jipão de luxo, como os modelos Jeep Wrangler e Mercedes Classe G.

Faróis arredondados, bons ângulos de ataque e saída, além do estepe acoplado na tampa do porta-malas reforçam essa característica de jipe raiz com linhas modernas.

O Tank é um carro alto e isso também ajuda a encarar trechos ruins, como explicamos acima.

No entanto, o bom apetite para o off-road vem mesmo do sistema de tração 4×4 com reduzida e os 9 modos de condução. Toda essa energia vocês vão conferir no vídeo que produzimos com o Tank 300 no dia do lançamento.

Faz o pix!

Importado da China, o modelo será vendido em versão única no valor de R$ 333 mil. A GWM está perto de inaugurar sua primeira fábrica no Brasil, em Iracemápolis-SP, mas a unidade fabril vai produzir, neste primeiro momento, apenas o Haval H6.

Motor

Na mecânica o Tank 300 traz motor 2.0 turbo a gasolina e outro elétrico de potência não divulgada. No entanto, a GWM informa que a potência combinada do conjunto híbrido é de 394 cavalos e 750 Nm de torque.

Além disso também tem um câmbio de nove velocidades exclusivo para carros híbridos. Com essa energia toda ele vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, mesmo pesando mais de 2 toneladas.

Precisa carregar?

Sim. O Tank 300 é daqueles híbridos que necessitam de recarga na tomada, mas não demora tanto tempo quanto os 100% elétricos. Ele pode receber até 50 kw de energia e vai de 30 a 80% em apenas 24 minutos.

Por dentro

No interior o carro faz bonito, a começar pelos bancos dianteiros com ajustes elétricos, sendo o do motorista com uma função a mais que é a do massageador.

Painel digital e sistema de mídia de alta resolução e 12 polegadas cada, carregador por indução, câmera 3D, câmera de ré de alta resolução, teto solar e seis airbags são alguns destaques da cabine.

Segurança

A segurança também recebeu tratamento especial dos engenheiros da GWM, o Tank conta com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sistema que evita batidas ao sair de uma vaga de estacionamento, alerta de permanência em faixa, entre outros dispositivos de segurança.

Vale a pena?

A GWM traz um carro bem interessante e cheio de atributos. O preço de R$ 333 mil pode parecer salgado, mas a chinesa trata como rivais do Tank 300 alguns modelos mais caros que o produto dela, como Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport, Jeep Commander e Land Rover Discovery.

No entanto, pelas características apresentadas, o Tank 300 está mais próximo de uma disputa com o Jeep Wrangler.

E para quem mora no Recife, a loja GWM vai fazer o lançamento oficial do carro neste sábado, 5, na Imbiribeira.

Tags:

Continue lendo