Veja como ECONOMIZAR ao pagar o IPVA 2023

Notícias 23/01/2023
Detran PE/Divulgação

Todo início de ano o proprietário de veículos tem um compromisso certo: pagar o imposto IPVA, que incide sobre veículos com até 30 anos de fabricação e é calculado levando em conta o valor de mercado do carro, moto, caminhão ou ônibus.

Em Pernambuco, a cobrança do IPVA 2023 começa no dia 8 de fevereiro, para pagamento da parcela única ou da primeira parcela. Já é possível saber os valores para cada veículo e baixar os boletos de pagamento no site www.detran.pe.gov.br.

Para ver os valores basta digitar a placa do carro. Para gerar os boletos de pagamento, é preciso incluir o CPF do proprietário do veículo (ou o CNPJ no caso de empresas). Importante: o Detran não envia mais os boletos pelos Correios, é preciso acessar e imprimir as guias pelo site do órgão de trânsito.

O prazo para pagamento IPVA 2023 em Pernambuco começa no dia 08 de fevereiro (para placas terminadas em 1 e 2) e segue até o dia 26 de abril. O IPVA pode ser pago em três parcelas iguais, ou em parcela única com 7% de desconto. Alguns veículos tem isenção de IPVA, é o caso dos elétricos. Pernambuco não cobra IPVA de carros e motos movidos a energia. Veja na tabela abaixo a data de vencimento de cada parcela.

FINAL DA PLACA / COTA ÚNICA (COM DESCONTO) / 1ª COTA / 2ª COTA / 3ª COTA

            1 E 2                              08/02                                    08/02       08/03       06/04

            3 E 4                              14/02                                     14/02       14/03       11/04

            5 E 6                              17/02                                     17/02       17/03       14/04

            7 E 8                              24/02                                     24/02         22/03      19/04

             9 E 0                             28/02                                      28/02       29/03     26/04

É MELHOR PAGAR O IPVA EM COTA ÚNICA OU PARCELAR?

Depende. Se você dispõe do valor total do IPVA, sem precisar fazer empréstimos ou raspar a poupança, sim vale à pena pagar em cota única e aproveitar o desconto de 7%, até porque se você tem dinheiro disponível e deixar ele aplicado, nenhuma aplicação vai render 7% em três meses.

Mas se o dinheiro do IPVA vier do orçamento mensal então é melhor parcelar. Programe-se para não atrasar nenhuma das 3 parcelas, para não ter que pagar juros.

POSSO PAGAR O IPVA COM CARTÃO DE CRÉDITO?

Muita gente ainda não sabe, mas é possível sim pagar o IPVA com cartão de crédito, com a vantagem extra de aumentar o parcelamento para até 10 ou 12 vezes dependendo das operadoras de cartão. Geralmente esse serviço é terceirizado, ou seja, o Detran apenas autoriza a empresa a prestar esse serviço, mas a responsabilidade sobre a transação é unicamente do proprietário do veículo e da operadora do cartão. Como são cobrados juros nesse tipo de operação é bom se informar antes sobre as condições do parcelamento via cartão de crédito.

Na sede do Detran-PE, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, existem guichês de empresas autorizadas a prestarem o serviço de pagamentos de débitos e multas de veículos com cartão de crédito.

O QUE ACONTECE SE EU DEIXAR DE PAGAR O IPVA

O resultado final é que você não poderá rodar com o veículo, que pode até ser recolhido para o pátio do Detran se for pego em uma blitz com o IPVA atrasado. Ainda têm as multas. Quem não pagar o imposto até o vencimento fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso mais juros de mora, com base na taxa básica, a Selic. Se o atraso for maior que 60 dias, a multa é fixada em 20% sobre o valor do IPVA.

Lembre-se que junto com o IPVA o proprietário paga também o licenciamento anual. Sem esse licenciamento quitado o Detran não libera o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) que é atualizado todo ano. E, sem CRLV, o veículo fica impedido de circular.

Tags:

Continue lendo