União – Honda e Nissan juntas a partir de 2026; Mitsubishi pode entrar
A Nissan Motor e a Honda Motor estão negociando uma espécie de fusão entre as duas marcas a partir de 2026. O objetivo é produzir, juntas, novos veículos eletrificados (híbridos e 100% elétricos).
As duas marcas assinaram um memorando de entendimento (MOU) para iniciar discussões e considerações sobre uma integração comercial entre as duas empresas e a possibilidade de incluir a Mitsubishi por meio do estabelecimento de uma holding conjunta.
A possível fusão das três marcas visa também o desenvolvimento de tecnologias e atuações em outras áreas.
O MOU entre a Nissan e a Honda anunciado recentemente tem como objetivo servir como uma opção para manter a competitividade global e para as duas empresas continuarem a fornecer produtos e serviços mais atraentes para clientes em todo o mundo.

Marcando o anúncio, o Diretor, Presidente, CEO e Representante Executivo da Nissan, Makoto Uchida, disse: “Hoje marca um momento crucial, pois iniciamos discussões sobre integração de negócios que tem o potencial de moldar nosso futuro. Se concretizado, acredito que unindo os pontos fortes de ambas as empresas, podemos entregar valor inigualável aos clientes em todo o mundo que apreciam nossas respectivas marcas. Juntos, podemos criar uma maneira única para eles aproveitarem carros que nenhuma das empresas conseguiria sozinha.”
Por enquanto as duas marcas ressaltam que as negociações devem durar até o início de 2026. Veja abaixo alguns pontos que estão sendo discutidos entre as montadoras:
- Padronizar as plataformas de veículos de ambas as empresas em vários segmentos de produtos.
- Produção de novos modelos híbridos e totalmente elétricos
- Otimização de sistemas e instalações de fabricação – As empresas preveem que a otimização de suas fábricas e instalações de serviços de energia, por meio do uso compartilhado de linhas de produção, resultará em uma redução nos custos fixos.
Se inscreva em nosso canal no YouTube