Toyota vai lançar caminhão a hidrogênio na Europa

Toyota vai lançar caminhão a hidrogênio na Europa

Notícias 22/05/2023
Caminhão a hidrogênio da Toyota

O modelo será destinado para atender operações de logística da montadora no Velho Continente

A Toyota anunciou uma parceria com a empresa VDL Groep (VDL) para entrar no mercado de caminhões pesados ​​a hidrogênio com emissão zero.

Ambas as empresas vão contribuir na aceleração da descarbonização do setor de logística rodoviária na Europa, que quer ser livre de carbono a partir de 2040.

Os novos modelos produzidos a partir desta parceria serão montados usando a tecnologia de célula de combustível da Toyota.

A Toyota vê um potencial significativo no uso de caminhões movidos a hidrogênio para descarbonizar suas rotas logísticas. 

A massa menor dos sistemas de hidrogênio permite uma carga útil mais pesada e o reabastecimento rápido de hidrogênio é essencial para o transporte com alta utilização. 

O hidrogênio pode reabastecer um caminhão tão rapidamente quanto o diesel e os padrões de uso dos caminhões, com sua demanda por volumes maiores de hidrogênio, os posicionam como fortes contribuintes no amadurecimento de infraestruturas sustentáveis ​​em torno das principais rotas.

A VDL Special Vehicles acredita em um futuro de emissão zero para equipamentos on e offroad médios e pesados. Estamos, portanto, extremamente orgulhosos de trabalhar com a Toyota Motor Europe neste projeto de tecnologia inovadora, que nos permitirá expandir nossas atividades em sistemas de transmissão a hidrogênio”.

Hans Bekkers, Diretor Comercial da VDL Especial Veículos.

Com sede oficial em Amsterdã, na Holanda, a VDL Grupo é especialista na área de soluções de bateria elétrica e hidrogênio para veículos de diferentes segmentos.

A parceria com a Toyota será responsável pela construção do primeiro caminhão com célula de combustível, previsto para o segundo semestre deste ano.

Até o momento o que se tem de informação oficial é que esse caminhão será utilizado apenas para o transporte de carga da Toyota na Europa.

Se inscreva em nosso canal no youtube

Tags:

Continue lendo