Toyota vai lançar caminhão a hidrogênio na Europa
O modelo será destinado para atender operações de logística da montadora no Velho Continente
A Toyota anunciou uma parceria com a empresa VDL Groep (VDL) para entrar no mercado de caminhões pesados a hidrogênio com emissão zero.
Ambas as empresas vão contribuir na aceleração da descarbonização do setor de logística rodoviária na Europa, que quer ser livre de carbono a partir de 2040.
Os novos modelos produzidos a partir desta parceria serão montados usando a tecnologia de célula de combustível da Toyota.
A Toyota vê um potencial significativo no uso de caminhões movidos a hidrogênio para descarbonizar suas rotas logísticas.
A massa menor dos sistemas de hidrogênio permite uma carga útil mais pesada e o reabastecimento rápido de hidrogênio é essencial para o transporte com alta utilização.

O hidrogênio pode reabastecer um caminhão tão rapidamente quanto o diesel e os padrões de uso dos caminhões, com sua demanda por volumes maiores de hidrogênio, os posicionam como fortes contribuintes no amadurecimento de infraestruturas sustentáveis em torno das principais rotas.
A VDL Special Vehicles acredita em um futuro de emissão zero para equipamentos on e offroad médios e pesados. Estamos, portanto, extremamente orgulhosos de trabalhar com a Toyota Motor Europe neste projeto de tecnologia inovadora, que nos permitirá expandir nossas atividades em sistemas de transmissão a hidrogênio”.
Hans Bekkers, Diretor Comercial da VDL Especial Veículos.
Com sede oficial em Amsterdã, na Holanda, a VDL Grupo é especialista na área de soluções de bateria elétrica e hidrogênio para veículos de diferentes segmentos.
A parceria com a Toyota será responsável pela construção do primeiro caminhão com célula de combustível, previsto para o segundo semestre deste ano.
Até o momento o que se tem de informação oficial é que esse caminhão será utilizado apenas para o transporte de carga da Toyota na Europa.
Se inscreva em nosso canal no youtube