Teste: Renault Kardian manual tem boa média de consumo, mas preço poderia ser melhor

Por Matheus Albino

O Renault Kardian ganha sua primeira grande novidade desde que foi lançado no Brasil no início deste ano.

O SUV compacto passa a oferecer uma nova versão de entrada, agora com transmissão manual e motor 1.0 turbo flex.

Essa também passa a ser a mais barata do Kardian, com valor de R$ 107 mil e a Renault espera aumentar o volume de vendas nos próximos meses com a já que é uma opção mais em conta do que alguns concorrentes.

Nossa equipe testou o Kardian manual em São Paulo na última semana. O conjunto mecânico tem motorização turbinada de 125 cavalos de potência, com os mesmos dados das versões automáticas, mas agora com um novo câmbio manual de seis velocidades.

Este não é o mesmo câmbio utilizado no Sandero RS como muitos imaginavam, trata-se de uma transmissão nova, desenvolvida pela Renault em Portugal, e importada para o Brasil.

Como muitos já sabem o Kardian é um modelo da nova geração de carros que a Renault vem lançando em várias partes do mundo, ou seja, mais moderno e tecnológico do que outros carros que ela apresentou nos últimos anos.

Podemos dizer que o câmbio manual acompanha essa progressão pois ele tem trocas mais precisas do que carros manuais da Renault no passado, sem falar que é bem mais esperto graças ao seu motor turbo.

Em relação ao consumo de combustível ele mandou muito bem em trecho rodoviário com média de 16 km/l de gasolina. No entanto, quando pegamos muito trânsito essa média caiu bastante e chegou a marcar 10 km/l.

A parte mecânica agradou, assim como a lista de itens, que oferece painel digital de 7 polegadas, ar-condicionado digital, ajuste de altura e profundidade do volante, faróis e lanternas em LED e conexão sem fio com android auto e apple car.

Bom, se você gosta de telas grandes na central multimídia, talvez não curta a do Kardian, pois ela tem 8 polegadas.

Por ser uma versão de entrada o pacote de itens é bom, mas a Renault poderia ir mais além acrescentando alguns itens, como carregador por indução, partida por botão e outros ângulos para a câmera de ré, pelo menos um ou dois itens desta lista. O espaço interno do Kardian surpreende com 2,60 metros de entre-eixos e o porta-malas tem 358 litros.

Fique de olho

O Renault Kardian manual também pode ser a opção para quem gosta de carro turbo com esse tipo de câmbio, são poucas opções no Brasil e o modelo da Renault passa a ser mais uma.

No entanto, esse é um público bem específico, analisando de uma forma mais ampla, o Kardian manual poderia ter um preço mais baixo, algo entre R$ 100 mil e R$ 104 mil, bem mais barato que o Fiat Pulse (R$ 108 mil) e na média do Citroën Basalt (R$ 90mil a R$ 107 mil).

Se inscreva em nosso canal no youtube

Tags:

Continue lendo