Teste: Corolla Cross híbrido vai bem na cidade e tem “segredo” pra andar melhor na estrada


Por Matheus Albino
O carro elétrico ainda é um produto que gera desconfiança do consumidor. Mas, na contramão dele está o híbrido, modelo que sai equipado com motor elétrico e outro a combustão, unindo o melhor de cada sistema.
E quem praticamente inaugurou o segmento de SUVs hibridos foi o Toyota Corolla Cross, modelo de porte médio e que sai equipado com um conjunto híbrido muito conhecido no mercado, mas que ainda rende polêmicas na Internet.
Sendo bem direto ao ponto, essas polêmicas se dão por que o Corolla Cross, SUV de porte médio, tem motorização híbrida de 122 cavalos de potência, o que, teoricamente parece pouco para o carro.

Nossa equipe testou o SUV japonês por alguns dias e rodou em trecho urbano e rodoviário. Na cidade o Corolla Cross fez um trabalho bonito, parece que foi feito mesmo para encarar trânsito congestionados, já que a média foi de 18 km/l de gasolina.
Como ele alcançou tudo isso? O Corolla Cross pode rodar em baixas velocidades apenas com os 2 motores elétricos funcionando, com velocidade abaixo de 40 km/h.
Ta certo que essa velocidade na maioria das vezes será por pouco tempo, mas, esses 2 motores elétricos também ajudam a movimentar o carro quando ele está parado (imagine uma arrancada quando o semáforo abre).
A bateria recarrega com energia das frenagens, desacelerações e até o motor a combustão serve de gerador de energia para o sistema elétrico. É um ciclo bem interessante e que na prática traz boas médias ao SUV da Toyota.
Em trecho rodoviário a média de consumo cai um pouco e realmente o Corolla Cross não tem a mesma disposição de alguns rivais que não são hibridos, como o Jeep Compass, e outros com essa tecnologia, como Caoa Chery e BYD, que possuem trem de força mais potente.
O segredo
No entanto, o Corolla Cross tem um “segredinho” que aumenta a disposição. Basta ativar o modo de condução Power que ele fica mais esperto e melhora um pouco em termos de desempenho.
Interior bonito

No ambiente interno ele traz um belo painel digital de 12 polegadas e dezenas de possibilidades para configurar a tela, central multimídia de 9” com projeção sem fio, freio de estacionamento elétrico, partida por botão e carregador por indução, além do teto solar. Quer mais tecnologia? Ajustes elétricos no banco do motorista e abertura elétrica do porta-malas.
O pacote tecnológico é bom e quem gosta da marca certamente vai entender que essa lista é suficiente para continuar na marca e não partir para alguma montadora chinesa.
Preço
Você pode até achar caro o preço da única versão híbrida do Corolla Cross – R$ 219 mil. No entanto, ele não está distante dos rivais em termos de preço e pesa a favor da marca a tradição no mercado brasileiro, a boa fama de fazer carros duráveis, sem falar na rede de concessionárias ampla que a Toyota tem no Brasil.
O baixo índice de desvalorização é outro ponto forte dos carros da Toyota.