T-Cross elétrico? Volkswagen apresenta SUV compacto na Europa
A Volkswagen revelou seu quarto carro elétrico de pequeno porte, o ID.Cross. O modelo chega em 2026 e foi apresentado após uma série de lançamentos da marca com carros deste porte – o ID.2, o ID. GTI Concept (baseado no ID.2 all) e o ID. EVERY1.
Compacto – cabe em qualquer vaga de estacionamento
O modelo promete ser uma alternativa interessante para quem quer um SUV urbano com motorização elétrica, pelo menos é o que garante a marca se o assunto principal for tamaho. Dá pra afirmar que o ID. Cross cabe em qualquer vaga de estacionamento, pois tem 4.161 mm de comprimento, 1.839 mm de largura e 1.588 mm de altura.



Seu tamanho é semelhante ao do T-Cross atual. Isso, no entanto, não se aplica à combinação roda/pneu do conceito: os designers desenvolveram uma roda de liga leve de 21 polegadas especificamente para o ID. CROSS Concept, chamada Balboa.
Em cooperação com a Goodyear, pneus especiais 235/40 R21 foram projetados para o carro de exposição, que dão continuidade ao design do aro na lateral do pneu.
Novo sistema de propulsão
O ID. Cross apresenta um sistema de propulsão de última geração, recentemente desenvolvido. Dois módulos centrais são o motor elétrico, incluindo a eletrônica de potência integrada no sistema do eixo dianteiro, e a bateria de alta tensão disposta de forma plana no piso.
O motor elétrico do carro-conceito desenvolve uma potência de 155 kW (211 cv) e aciona as rodas dianteiras.
A previsão de autonomia WLTP para o novo ID. Cross é de até 420 quilômetros. O peso máximo do reboque é de até 1.200 kg (com freio, inclinação de 8%).
Interior com um ambiente estilo lounge



O interior do ID. CROSS Concept foi projetado como um oásis de bem-estar. Ele impressiona pela excelente qualidade dos materiais e pelo toque, incluindo superfícies revestidas em tecido. Modos pré-configurados de luz, som e climatização transformam o interior em um lounge que oferece o máximo conforto.
Outro destaque são os bancos especialmente projetados no carro-conceito, que podem ser completamente rebatidos para criar uma área reclinável no estilo de uma Kombi VW.