Audi e-tron chega ao Brasil “sem retrovisor” e com preço inicial de R$ 500.000
A Audi apresenta esta semana o e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da marca alemã no Brasil.
Ele chega às lojas da Audi a partir de abril com preço inicial de R$ 500.000 e 4 anos de garantia para o veículo, além de 8 anos para as baterias.
A principal novidade na lista de equipamentos do modelo é o par de retrovisores externos virtuais.
O sistema conta com uma câmera, onde as imagens são processadas digitalmente e exibidas nos monitores internos laterais de 7 polegadas.
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Oferta
No entanto, a Audi está oferecendo condições especiais para os primeiros compradores com o preço caindo para R$ 460.000.
A autonomia do modelo é de 436 quilômetros com as baterias totalmente carregadas.
“O e-tron é um marco na história da Audi no mundo, pois é o primeiro veículo 100% elétrico produzido em série”.
“Agora chegou a vez de vendê-lo no Brasil, como prometido ainda no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018.”
“É um veículo extremamente inovador e incrível de dirigir, que traz todas as características de esportividade, conforto e praticidade de um grande Audi”, avalia Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil.
Plataforma
Montado sobre a plataforma MEB, o novo modelo é equipado com dois motores elétricos, que combinam para uma potência total de 408 cv com 664 Nm de torque.
As forças são distribuídas em 135 kW e 309 Nm de torque na frente e 165 kW e 355 Nm no motor traseiro.
O modelo vai de 0-100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h.
O e-tron possui vários sistemas controlado eletronicamente, como o de regulagem da distribuição ideal de torques de acionamento entre os dois eixos em uma fração de segundo.
Na maioria dos casos, o SUV usa principalmente seu motor elétrico traseiro para obter a mais alta eficiência.
Direção pra cada gosto
O elétrico da Audi pode variar as características de direção entre sete perfis: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual.
No modo Dynamic, a tração privilegia a esportividade ao dar maior preferência de torque para o eixo traseiro.
Nos outros modos a distribuição é mais equilibrada entre ambos os eixos.
Fácil de carregar
Com tanta tecnologia embarcada o Audi e-tron tem outra facilidade para o dono que é na hora de carregá-lo.
Ou seja, basta plugar o veículo em uma tomada, desde uma simples 110V até as de alta tensão, para iniciar a recarga, cujo tempo varia de acordo com a potência elétrica disponível.
Em estações de recarga ultra rápida, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.
Na maioria dos casos, os consumidores optam por carregar o veículo elétrico durante a noite.
Nesse caso, o Audi e-tron pode ser carregado com a potência máxima disponível considerando outros equipamentos elétricos no domicílio para evitar sobrecarga do sistema residencial.
Além da recarga em redes externas, o SUV pode recuperar a energia de outras duas maneiras: simplesmente ao tirar o pé do acelerador ou quando o pedal de freio é acionado.
Durante mais de 90% de todas as desacelerações, ele recupera a energia por meio de seus motores elétricos. Portanto, a recarga das baterias não é uma tarefa complexa.
Sem retrovisor?
O sistema de retrovisores conta com uma câmera, onde as imagens são processadas digitalmente e exibidas nos monitores internos laterais de 7 polegadas.
Se o motorista move o dedo sobre a tela sensível ao toque, símbolos são ativados possibilitando mover a imagem e ajustar o ângulo desejado.
Segundo a Audi os monitores oferecem uma qualidade superior ao espelho convencional em várias situações, como o reflexo direto da luz solar, nitidez para visão noturna ou mesmo pelo fato de não embaçar em dias chuvosos.
Ele é grande…
O modelo tem 4.90 m de comprimento, 2.04 m de largura e 1.62 m de altura.
Com entre eixos de 2.92 m, o Audi e-tron tem amplo espaço para cinco ocupantes e bagagens.
Como o veículo elétrico não possui o eixo cardã, na parte traseira não há mais o túnel central, o que oferece um ganho de espaço para o passageiro no assento central do banco de trás.
A capacidade de bagagem é de 600 litros e, com o banco traseiro rebatido, o espaço aumenta para 1.725 litros.
A ausência de um motor tradicional na parte frontal dá lugar a um compartimento que acomoda o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador Audi compact charger.
Interno
Um ambiente futurista e bem tecnológico para o motorista, que pode desfrutar de um carro com ótima ergonomia.
Ele conta com duas telas no painel central, de 10,1 e 8,6 polegadas. No visor superior, o motorista controla informações, entretenimento, navegação e configurações do e-tron.
Na parte inferior, o motorista gerencia a entrada de texto, as funções de conforto e o ar-condicionado com o pulso apoiado no seletor de modo de direção.
Versões
O Audi e-tron será comercializado em duas versões. Por outro lado em ambas as configurações ele vem muito bem equipado (e não poderia ser diferente).
Na versão Performance traz bancos dianteiros elétricos em couro com ajuste lombar e memória para o motorista, ar-condicionado de 4 zonas, teto solar elétrico panorâmico, volante com ajuste elétrico de altura, projeção do logotipo e-tron em todas as portas e luzes internas personalizáveis com 30 opções.
Como itens de segurança, vem de série com faróis Full LED com assistente de farol alto.
Tem ainda o controle de cruzeiro adaptativo com assistente de saída de faixa.
Segundo a Audi o porta-malas tem abertura e fechamento sem o uso das mãos, abertura de veículo por proximidade, auxílio de estacionamento plus com display 360º, indicador de pressão dos pneus, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática e oito airbags.
Como equipamentos de informação e entretenimento, os principais destaques são rádio MMI com sistema de navegação e interface para smartphones com sistema iOS e Android.
Há também o Audi virtual cockpit plus, onde o motorista escolhe entre duas visões que apresentam todas as informações na forma de gráficos.
Além disso, esta versão tem como opcional apenas a pintura metálica e o Pacote Tecnológico, que contempla informações no para-brisas, sistema que avisa o motorista e prepara o veículo para o caso de uma colisão iminente.
A versão topo de linha é a Performance Black, que agrega no interior bancos dianteiros esportivos em Alcântara, acabamentos na cor cinza volcano e teto interior na cor preta.
De série nessa versão há também o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto falantes.
As rodas em ambas as versões são de 21 polegadas, mas na Performance Black o desenho é exclusivo.
De onde vem
O novo Audi e-tron é produzido na fábrica de Bruxelas, na Bélgica. Seu preço é de R$499.990 na versão Performance e de R$539.990,00 na Performance Black.
Enfim o e-tron será um dos ótimos modelos elétricos no mercado brasileiro e estará disponível em 14 concessionárias em diversas regiões.
No entanto, ele estará também em uma das lojas da Audi no Recife. As demais estão em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba (Alto da XV), Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro (Botafogo), Vitória, e quatro em São Paulo.
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