SUV do Onix? Chevrolet anuncia investimento em fábrica para lançar modelo inédito


O presidente da General Motors América do Sul, Santiago Chamorro, anunciou que a empresa vai investir R$ 1,2 bilhão no complexo industrial de Gravataí-RS, responsável pela produção da linha Onix.
O montante será destinado à produção de um novo veículo Chevrolet em um segmento ainda não explorado pela marca no país. Esta é uma das ações da primeira fase do pacote de R$ 7 bilhões que serão aplicados de 2024 a 2028, marcando o período de maior transformação da empresa no Brasil.
Apesar de não confirmar qual categoria este modelo será posicionado, a tendência é que venha um SUV de entrada para ficar abaixo do Tracker.

O modelo vai utilizar a mesma plataforma do Onix e será uma espécie de utilitário esportivo baseado no hatch compacto.
Hoje a marca tem praticamente um carro nas principais categorias do setor automotivo – Onix (hatch), Onix Plus (sedan), Tracker (SUV abaixo de R$ 200 mil), Equinox (SUV médio) Spin (minivan), Montana, S10 e Silverado (picapes) e o Trailblazer (SUV grande).
No entanto, o mercado de utilitários esportivos de entrada está bem aquecido e algumas marcas oferecem mais de uma opção, como Fiat (Pulse e Fastback), Volks (Nivus e T-Cross), Renault (Duster e Kardian), além de modelos que serão lançados em breve e têm grande expectativa do público – Toyota Yaris Cross, Citroën Basalt e novo Peugeot 2008. Diante deste cenário a Chevrolet tem tudo para lançar mais um modelo para esta categoria.
“Este novo carro será lançado em 2026 no Brasil e posteriormente exportado para a região, com o propósito de ampliar a linha Chevrolet. A escolha de Gravataí é estratégica por ser uma fábrica preparada para a produção em alto volume e reforça o nosso compromisso com o Estado do Rio Grande do Sul”, explica Chamorro.
Veja outros trechos do comunicado
O produto inédito vem para atender uma demanda crescente do consumidor em relação a estilo, eficiência energética e tecnologia. Tudo isso com a confiabilidade e prestígio da marca Chevrolet, que possui uma ampla rede nacional de concessionárias, além da plataforma OnStar, que oferece serviços de segurança e emergência e uma experiência única de conectividade.
Esta primeira fase do novo ciclo de investimento da GM vem para coroar o início das comemorações do centenário da empresa no Brasil, que acontece em 2025. Ao longo deste período, a empresa promoverá a renovação completa do portfólio de veículos, desenvolvendo tecnologias inovadoras e customizadas para o mercado local, além da criação de novos negócios.
24 anos e 4,7 milhões de unidades produzidas
A fábrica da GM em Gravataí iniciou suas atividades em 20 de julho de 2000 e já soma mais de 4,7 milhões de unidades produzidas.
Além de ter sido a primeira unidade da empresa no Brasil fora do Estado de São Paulo, inaugurou globalmente o conceito de condomínio industrial, reunindo os principais fornecedores, que estão estrategicamente posicionados para otimizar o processo produtivo.
Referência em gestão de pessoas e produtividade no conceito de manufatura 4.0, a fábrica também se destaca por suas práticas sustentáveis. Foi pioneira ao conquistar a certificação Zero Aterro, cuja conformidade requer que todos os materiais sejam reciclados, reaproveitados ou coprocessados
Outro destaque do complexo é seu índice de eficiência energética. A unidade possui as certificações ISO 9.001, ISO 14.001 e ISO 50.001, que atestam a conduta correta em relação ao meio ambiente.
Gravataí também conquistou o prêmio Energy Star Challenge for Industry Recognition, concedido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (U.S Environmental Protection Agency), que reconhece empresas que reduziram significativamente seu consumo energético e são referência na utilização de recursos naturais.