Scania apresenta caminhão movido a GNV com 900 km de autonomia
Buscando soluções para um setor de transportes mais sustentável, a Scania apresentou nesta semana mais uma opção de caminhão a gás natural veicular e/ou biometano em seu portfólio.
Em um evento realizado na cidade de Piracicaba, em São Paulo, a empresa mostrou entre várias novidades, o Xgás, modelo cem por cento movido a gás com atuonomia de 900 km.
Ele chega para ser uma opção de maior alcance em relação ao modelo que a marca já comercializava no País e tinha autonomia total de 400 km.
“O Scania X-gas é um orgulho para a engenharia brasileira da marca e um projeto que pretende mudar o perfil do transporte mais sustentável no país.
“A partir do último trimestre do ano, este novo modelo já poderá ser vendido, seguindo todas as normativas de homologação”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.
Estrutura
O Scania X-gas é um modelo G 410 8×2, com chassi rígido. Seu motor dispõe de 410 cavalos de potência e desenvolve um torque de 2.000Nm.
A distância entre-eixos é de 6.950mm, o que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás, oito de cada lado.
São oito cilindros com capacidade de 118l e outros oito de 95l. O volume total suporta 406 metros cúbicos de gás. A autonomia total é de 900 km.
A composição poderá carregar até 30 pallets, seguindo a lei, com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado (6×2) mais um reboque) – com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8×2 com 29 t de peso bruto total combinado (PBTC).
O modelo têm motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis), são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos e não são convertidos do diesel para o gás.
Se liga
A imagem de um caminhão equipado com 16 cilindros de GNV assusta quem tem medo desse tipo de veículo, muito por conta dos casos de explosão na hora do abastecimento do gás. E, claro, a primeira pergunta que vem em mente é sobre a segurança na hora de encher os cilindros.
A Scania garante que o abastecimento é feito de maneira bastante segura. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro.
São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos.
Os cilindros são feitos com material de ogivas de mísseis. Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão, ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou em cima do caminhão.
Pioneira
No Brasil, a Scania foi a primeira montadora na introdução de caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) ou liquefeito (GNL) e/ou biometano.
Segundo números da montadora, foram cerca de 700 modelos comercializados desde 2019.
Vem mais por aí
A montadora sueca confirmou também uma versão mais potente do X-Gás, equipada com motor de 460 cavalos.
No entanto, essa opção vai chegará ao mercado em meados do ano que vem.
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