Quanto custaria um carro 0km no Brasil livre de impostos?

Notícias 27/01/2021
Onix seria bem mais barato livre de impostos no Brasil

Que os carros no Brasil são caros isso é verdade, mas, não é só o consumidor que reclama do preço de um modelo 0km não, a alta cúpula do setor também está descontente com os valores praticados.

Para o presidente da Volkswagen no Brasil e na América Latina, Pablo de Si, uma alternativa para tornar o carro mais barato seria reduzir os impostos.

O executivo argentino disse durante uma live do jornal Valor Econômico que o percentual de impostos no preço de um carro novo no Brasil gira em torno de 54%.

Mas, quanto custaria um carro novo no Brasil livre de todos os impostos? Fizemos uma seleção com alguns modelos bastante procurados no mercado.

Mais baratos

Atualmente o Renault Kwid, hatch subcompacto com bom volume de vendas, tem preço inicial de R$ 39.390.

No entanto, livre dos 54% de impostos esse preço cairia para R$ 18.119, valor de um modelo usado e com bom tempo de mercado.

Já o Chevrolet Onix, carro mais vendido do Brasil, poderia ser comprado por R$ 37.669 na versão top de linha, com motor turbo, wi-fi integrado, partida por botão e muitos outros itens de conforto e segurança.

Já imaginou levar um carrinho 0 km, bem completo, por menos de R$ 40 mil? Então espera para ver outros exemplos.

A Jeep conta com um SUV’s bastante desejado no Brasil, o Compass, modelo de porte médio que foi o mais comercializado em 2020.

Atualmente seu preço de entrada é de R$ 133.990, enquanto a configuração top de linha sai por R$ 227.990. Mas, no Brasil dos “sonhos”, livre de impostos, esses preços cairiam para R$ 61.635 e R$ 104.875, respectivamente.

Compass 0km por R$ 61 mil? Atualmente esse valor dá direito ao consumidor comprar apenas hatches ou sedans compactos.

E com os R$ 104.875 seria possível levar o Compass top de linha, valor que hoje pode-se comprar um SUV compacto, categoria abaixo do modelo da Jeep.

Pensando em uma caminhonete?

Segmento bastante desejado, as caminhonetes médias aumentariam consideravelmente o número de vendas com a isenção total de tributos.

O problema seria arrumar um espaço na garagem já que se tratam de veículos de grande porte.

A Toyota Hilux, modelo mais vendido da categoria, custaria R$ 115.317 na versão mais completa (preço atual é de R$ 250.690).

A Ford Ranger sairia por R$ 109.659 na versão Limited, ao invés dos R$ 238.390 cobrados pela Ford atualmente. (Veja no final da matéria a nossa lista completa).

Impacto negativo

O recente anúncio da Ford sobre o fechamento de suas fábricas no Brasil fez com que as montadoras se manifestassem de alguma forma.

E o discurso do presidente da Volkswagen na América Latina reforça o impacto negativo que essa decisão causou entre as montadoras.

Como uma espécie de porta-voz das empresas de automóveis, Pablo de Si cobrou uma redução de impostos como forma de incentivo para que as continuem operando no Brasil.

“Não quero nenhum benefício. Quero reduzir os impostos para que o carro chegue mais barato ao consumidor”.

“Acredito que na agenda do governo precisamos apoiar não somente a redução tributária, mas simplificá-la, pois há muitos impostos no Brasil.”

“Simplificando isso, já ajuda as empresas a colocar mais foco nas pesquisas com consumidores, na redução de custos, na parte logística.”

“Precisamos aliviar a burocracia e liberar as empresas para serem mais leves e eficientes”, ressaltou o executivo argentino.

Como melhorar

Apesar da nossa simulação sabemos que a isenção total de tributos é algo praticamente impossível no Brasil.

O que se pede é justamente essa redução para termos pelo menos carros com preços mais acessíveis.

Certamente uma redução de 54% para 30%, por exemplo, já ajudaria bastante o consumidor

No entanto, vale ressaltar que a fala do executivo da VW também foi uma forma de criticar a recente a decisão do governo de São Paulo em aumentar o percentual de ICMS para automóveis novos e usados no Estado.

O aumento foi de 1,8% para 5,3% (veículos usados), e de 12% para 13,3% em veículos novos.

Na prática, os preços subiram entre R$ 1.000 e R$ 1.500 (carros novos), e desse jeito fica cada vez mais difícil apostar em um carro 0km.

Carros 0km livres de impostos:

Modelo
(Versão top de linha)
Valor com impostos
Livre de impostos
Chevrolet OnixR$ 81.890R$ 37.669
Hyundai HB20R$ 78.990R$ 36.335
Fiat StradaR$ 84.490R$ 38.865
VW Polo (GTS)R$ 112.090R$ 51.561
Renault KwidR$ 50.390R$ 23.179
Hyundai CretaR$ 113.990R$ 52.435
Renault DusterRS 101.490R$ 46.685
VW NivusR$ 104.090R$ 47.881
Toyota Corolla (híbrido)R$ 154.390R$ 71.019
Toyota HiluxR$ 250.690R$ 115.317
Honda CivicR$ 149.400R$ 68.724
Mitsubishi OutlanderR$ 246.990R$ 113.615
Caoa Chery Tiggo 8R$ 169.990R$ 78.195
Jeep CompassR$ 227.990R$ 104.875
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