Pulse Abarth: excelente opção pra quem busca um esportivo e não quer gastar tanto
Por Sílvio Menezes
O mercado de carros esportivos no Brasil anda meio capenga. As marcas tradicionais até contam com versões esportivadas (que muitas vezes vêm só com acessórios estéticos pela carroceria para parecer veículo de alta performance), mas encontrar um veículo brabo de verdade entre os nacionais é raro.
Se você quiser um “esportivo raiz”, de motorzão, vai ter de buscar em marcas de luxo e preparar o bolso.
Agora, pra quem não quer investir tanto e sonha com carro divertido vale conhecer o Pulse Abarth, a versão envenenada do famoso SUV. O preço é R$ 150 mil.
Ele é bem diferente das configurações vendidas pela marca é bem mais disposto que as demais versões. O Abarth sequer possui o emblema Fiat.


No lugar das logos da Fiat, o desenho do escorpião, símbolo da marca Abarth. A Abarth é uma empresa especializada em fazer carros de alta performance e pertence ao grupo Stellantis, da qual fazem parte Fiat/Jeep/Peugeot/Citröen e RAM só pra citar algumas das principais marcas.
É uma marca tipo a AMG, que faz os super-carros da Mercedes ou da linha M, dos esportivos da BMW.
No caso do Pulse Abarth ele não chega a ser um devorador de asfalto, mas recebeu tratamento especial antes de ganhar a chancela Abarth.
Enquanto o Fiat Pulse tem motor 1.0 turbo, de 130 cavalos, o Abarth é 1.3 turbo de 185 cavalos de potência que tem um belo ronco.
Aliás, a motorização é a mesma utilizada no Renegade, Compass, Commander e a versão esportiva do Fastback.
E por falar neste último, ele é uma edição Abarth. Mas, na verdade, só tem o motor. No caso do Pulse, a história é bem diferente.



Recebeu uma série de ajustes mecânicos e calibrações especiais na suspensão e molas para levar o pedigree de esportivo de verdade.
Faz o famoso 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Ajustes na suspensão e novas molas e amortecedores para garantir respostas mais rápidas.
As rodas são mais largas para garantir rigidez em curva, resultando em manobras mais precisas. Ele é um centímetro mais baixo que o Pulse convencional.
Parece pouco, mas a Fiat garante que faz toda diferença. O Pulse Abarth tem câmbio automático e traz faixas laterais e o desenho do escorpião estampado na grade dianteira.
Na parte traseira, o nome cravado na tampa da mala e a saída dupla de escapamento.
O interior traz detalhes na cor vermelha, plaquetas com a marca Abarth e as rodas aro 17 são pintadas num preto brilhante que trazem sempre com o símbolo do escorpião.
Pra finalizar, freio de mão eletrônico e central multimídia é de 10 polegadas. Vem com uma boa parafernália tecnológica de sensores que auxiliam é muito o motorista na condução como alerta de saída de faixa e de frenagem automática de emergência.
O Pulse Abarth não tem opcional e é vendido em versão única. O que o cliente pode exigir é a cor. Branca, preta, vermelha e cinza.
Se inscreva em nosso canal no youtube