Porsche vai lançar carro elétrico que carrega sem fio

O carregamento sem fio já simplificou radicalmente o uso do celular: basta colocar o smartphone em uma base de carregamento e a energia flui.

Em breve, a Porsche oferecerá essa tecnologia intuitiva também para carros elétricos: a empresa será a primeira montadora a levar ao mercado um sistema de carregamento de 11 kW com uma placa de base “one-box” para veículos elétricos a bateria.

]Com a tecnologia “One-Box”, além da placa de piso montada no estacionamento, não há mais necessidade de instalar uma caixa de parede ou unidade de controle.

A nova geração totalmente elétrica do Cayenne será a primeira série de modelos da Porsche a ser encomendada com o equipamento lateral.

Também em 2026, as vendas do piso do veículo começarão nos Centros Porsche e online na Porsche Shop. No Salão de Munique, um protótipo com pintura fluorescente demonstra a tecnologia inovadora. A estreia mundial do novo Cayenne Electric está prevista para o final de 2025. 

Com uma potência máxima de carregamento de até 11 kW, a fabricante de carros esportivos chegou ao nível de carregamento CA com fio com seu sistema de carregamento sem contato. A eficiência da transferência de energia da rede elétrica para a bateria é de até 90%.

O novo Cayenne Electric será a primeira série de modelos a ser encomendada com pré-instalação opcional do Porsche Wireless Charging e placa do veículo Porsche Wireless. Protegida contra lascas de pedra e os efeitos do clima, a unidade receptora está localizada na parte inferior do veículo, entre as rodas dianteiras.

Para o processo de carregamento, o Cayenne só precisa ser estacionado acima da placa do assoalho. A transferência de energia sem contato entre as duas unidades de carregamento ocorre a uma distância de alguns centímetros.

Para isso, o Cayenne abaixa automaticamente. A placa de base tem um detector de movimento e detecção de objetos estranhos. O processo de carregamento é interrompido automaticamente se uma criatura viva se colocar entre o veículo e a placa do assoalho ou se um objeto metálico estiver sobre esta e aquecer.

O Carregamento Sem Fio Porsche está integrado ao aplicativo My Porsche, permitindo o acompanhamento dos processos de carregamento e a autenticação de diversos veículos.

Como funciona o carregamento indutivo em detalhes

O carregamento indutivo é conhecido em smartphones, mas também em escovas de dente elétricas. A energia é transferida pelo ar por meio de um campo magnético.

Para isso, uma bobina transmissora feita de cobre e ferrites está localizada na placa de base. Uma corrente alternada flui por essa bobina, gerando um campo magnético.

O conceito inovador da Porsche utiliza tecnologia de banda ultralarga para determinar a posição relativa do veículo acima do assoalho.

Quando a posição ideal de estacionamento é alcançada, o motorista é informado. Na bobina secundária do veículo, que atua como uma unidade receptora, o campo magnético gera corrente alternada.

Um retificador então a converte em corrente contínua para que a bateria de alta tensão do Cayenne possa armazená-la.

Uma nova dimensão em carregamento rápido

Quem deseja viajar o mais rápido possível em viagens longas também pode contar com uma altíssima capacidade de carregamento do novo Cayenne. Assim como o Macan e o Taycan, que anteriormente eram líderes em seus segmentos com 270 e 320 kW, respectivamente, o Cayenne estabelece novos padrões.

A potência de carregamento CC é estimada em até 400 kW. Isso significa que o Cayenne pode ser recarregado de forma otimizada em qualquer Porsche Charging Lounge, por exemplo. 

Tags:

Continue lendo