Pernambuco celebra 1 milhão de carros da Jeep e nós ajudamos a construir esse carro


A fábrica da Jeep em Pernambuco celebra 8 anos este mês.  E nós, do Carro Arretado, não poderíamos ficar de fora desta celebração.  Não somente pra contar a história da planta que é uma das mais modernas fábricas de carros do mundo. 

Vestimos o uniforme, fizemos um treinamento e fomos pra linha de produção como operário da fábrica e ajudamos a montar o Jeep de número 1 milhão produzido em nosso Estado. 

Vamos mostrar detalhes desta incrível experiência (ver o vídeo em nosso canal do YouTube). Mas antes vamos falar um pouquinho da fábrica …

Fundada em 2015, a fábrica da Jeep na verdade é uma planta do grupo Stellantis, dono de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e da RAM que faz as picapes grandalhonas, só para citar algumas empresas do grupo. 

A fábrica daqui produziu inicialmente Renegade e Compass. Mas de lá também vem a Toro, a famosa picape da Fiat e o jipão de sete lugares Commander.

Em oito anos de operação, a fábrica ja bateu 1 milhão de carros produzidos. Só que Este mês, eles celebram a produção do milionésimo carro Jeep feito em Pernambuco.

Um pequeno grupo de jornalistas pode participar da experiência e montar o carro de na linha de produção, como se fôssemos um funcionário da fábrica. 

Para nada sair errado, tivemos de participar de um treinamento e obedecer a uma série de regras para garantir a segurança na visita.

Tivemos informações gerais da fábrica e dicas de segurança.

Como são vários setores, tudo é altamente pensado. Nos dividimos pela linha de montagem. Uns seguiram  pra linha montar os bancos, do volante, painel e nós ficamos encarregados de montar o para-choque dianteiro.

O modelo escolhido para carregar esse feito é um Commander top de linha com motor diesel. 

Antes de botar a mão massa nos posicionamos num lugar estratégico e Vimos a equipe da Jeep montar vários veículos até chegar nossa vez. Tínhamos, em média, 30 segundos para montar o para-choque dianteiro do Jeep.  A tensão aumenta. Chegou a hora. Pega a peça numa máquina, confere a série com um scanner, o computador da ok e a gente segue para a instalação. Isso com os robôs da linha de montagem sem parar. Põe no lugar indicado. Encaixa o para-choque, empurra daqui e dali, confere a presilha. Tudo em menos de um minuto. A cena nos lembra as paradas de um carro de corrida nos box e os mecânicos em cima de tudo. Os funcionários conferem e o carro segue em diante para a instalação de outras peças.

Minutos depois, o carro aparece prontinho para ir pra concessionária. Coube ao aposentado Hugo Vidal dar a partida no veículo 1 milhão. Ele foi convidado pela Jeep para cerimônia exatamente por ser um grande conhecedor da marca e pelo feito. Em 1955 ele é mais dois amigos partiram numa expedição de Jeep de São Paulo ao Alaska. Só que aí é uma outra história que a gente conta outro dia.

A nossa participação foi rápida, tensa, prazerosa e ficou pra história. Ajudamos a fazer o milionésimo Jeep produzido em Pernambuco.  E a curiosidade de muitos é? É simples assim? Não. Muito complexo e tudo é muito bem pensado e supervisionado é conferido. E pra quem pensa que o para-choque ficou mal instalado e se vai ter um recall desse carro eu reforço aqui. Aprendi a lição bem direitinho. Curte aí um pouquinho mais da Jeep que eu vou em busca de outras novidades.

Tags:

Continue lendo