OFICINA: atenção ao instalar o kit gás no seu carro
Vai comprar carro e instalar o kit gás para reduzir os gastos com combustível?
De fato você está no caminho certo já que a economia pode chegar a 50% se compararmos a conta do veículo abastecido com GNV com a do automóvel a gasolina.
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Só que muito importante – antes de comprar – é pegar dicas de especialistas pra não ter problemas no futuro.
Nós do Carro Arretado conversamos com um expert em GNV e vamos te ajudar a fugir de enrascadas.
Em regra geral, se for instalar o kit GNV, procure uma oficina convertedora de referência para não ter problemas.
Os kits de última geração melhoraram muito nos últimos anos.
No Recife há diversas empresas do ramo, mas nem todas atendem ao padrão tido como ideal pelos especialistas.
E esses “problemas” estão relacionados principalmente ao uso de equipamentos de baixa qualidade que podem comprometer a segurança e desempenho do veículo.
Se a empresa não for idônea, vai usar cilindros e mangueiras de qualidade inferior dos usados pela grandes convertedoras.
“Todo mundo busca um preço melhor, mas a segurança deve vir em primeiro lugar”.
“Daí a recomendação de procurar empresas que trabalham com aparelhos de alta qualidade e certificações de Inmetro, licenças e laudos que atestam a boa qualidade dos produtos”, sentencia Eimar Morais, da Via Gás, reconhecido por muitos como um dos principais nomes do Recife quando falamos de kit GNV.
CARRO USADO
Quem compra um carro usado já com kit gás vale adotar um cuidado redobrado pra ter mais segurança.
O primeiro passo é ver se o certificado de regularização consta no documento do veículo e saber se o carro possui a inspeção anual em dia.
Caso contrário, pode ter o veículo retido numa fiscalização.
Então a recomendação é levar o automóvel numa oficina credenciada pra uma avaliação e saber se o cilindro está ok e também se ele atende às normas exigidas.
Os técnicos verificam, principalmente, tubos, mangueiras e conectores.
O checkup numa oficina especializada pode ser de graça. E o mecânico, muitas vezes, só vai cobrar algo se tiver peças para trocar.
Um lembrete: válvulas e itens de segurança precisam de homologação do inmetro.
“A ideia não é burocratizar o processo, mas garantir a segurança do veículo e dos ocupantes”, diz Eimar.
A instalação do kit gás mais barato pode custar R$ 4 mil e chegar aos R$ 5.500, dependendo do modelo e tamanho de cilindro.
O investimento que vale muito a pena pra quem tem carro que bebe muito (SUVs) ou quem costuma usar o carro pra trabalho.
Hoje o metro cúbico do gás custa R$ 2,65. O litro da gasolina sai por R$ 4,19.
Na prática, com 35 de gás é possível rodar quase 150 km. Na gasolina, dependendo do carro, não faz nem metade.
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