OFICIAL: Cadillac terá equipe de Fórmula 1 a partir de 2026
A General Motors e a TWG Global chegaram a um acordo e vão formar uma nova equipe para disputar o Campeonato Mundial de Fórmula 1 a partir de 2026.
A equipe Cadillac será a 11° do grid mas ainda não tem os 2 pilotos oficiais confirmados.
A GM também está lançando uma unidade de potência de F1 que colocará a equipe Cadillac no caminho para se tornar uma equipe “de fábrica” — construindo seus próprios veículos de F1 e unidades de potência — até o final da década.
Mario Andretti, o último campeão americano de F1, atuará como diretor no conselho da equipe.
“Meu primeiro amor foi a Fórmula 1 e agora – 70 anos depois – o paddock da F1 ainda é meu lugar feliz. Estou absolutamente emocionado com a Cadillac, a Fórmula 1, Mark Walter e Dan Towriss”, disse Andretti.
Desde que a proposta da GM para se juntar à F1 foi anunciada em janeiro de 2023, a Cadillac Formula 1 montou uma equipe experiente para trabalhar em aerodinâmica, desenvolvimento de chassis e componentes, software e simulação de dinâmica de veículos.
A equipe tem operações em Fishers, Indiana; Charlotte, Carolina do Norte; Warren, Michigan; e Silverstone, Inglaterra.
Além da parceria da Cadillac F1 com a GM, a TWG Global possui e opera a Andretti Global, a Wayne Taylor Racing e a Spire Motorsports.
Grid cheio
Depois de alguns anos a Fórmula 1 volta a ter 11 equipes no grid e, consequentemente, 22 pilotos na disputa, o que certamente vai fazer com que as corridas fiquem ainda mais disputadas.
Em 2023 as dez equipes que disputam o Mundial de F1 são: Red Bull, Mercedes, McLaren, Ferrari, Aston Martin, Alpine, Williams, Haas, Sauber e Visa Cash RB.