XC40 elétrico chega ao Brasil e Volvo promete outros modelos até 2025

Novo XC40 elétrico chega ao Brasil e Volvo promete outros modelos até 2025

Lançamentos 17/09/2021
Volvo XC 40 elétrico

A Volvo apresentou seu primeiro carro cem por cento elétrico no Brasil. E o escolhido foi o SUV médio XC40, modelo mais vendido da marca entre os utilitários.

O XC40 elétrico chega com preço de R$ 389.950 e, apesar do valor salgado, vendeu 450 unidades durante a pré-venda.

A marca agora só oferece no Brasil modelos eletrificados, sendo hibridos (motor elétrico + combustão) ou elétricos, como no caso do novo XC40.

O plano é ter 50% da frota eletrificada até 2025, e até 2030 a Volvo quer ser 100% elétrica no Brasil.

“O XC40 Recharge Pure Electric chega para ser um marco para a Volvo Cars. Aqui no Brasil só vendemos veículos híbridos e agora a chegada no modelo elétrico nos coloca em um novo patamar.”

“Esse veículo traz o que temos de melhor em luxo, elegância, sofisticação, segurança e, sobretudo, tecnologia. É um veículo robusto que traz em seu DNA todos os anos de desenvolvimento e pioneirismo da marca”, afirma João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

Mecânica

O XC40 oferece 2 motores elétricos, sendo um em cada eixo, com uma potência total de 408 cavalos e 660 nm de torque.

O SUV movido a energia tem um torque instantâneo que garante um bom desempenho em acelerações, com respostas rápidas do motor ao pisar no acelerador.

De acordo com a Volvo, o 0 a 100km/h é feito em 4,9 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h controlada eletronicamente.

A autonomia é de 400 km. E com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.

Já em uma tomada convencional, o tempo total para recarregar o XC40 pode chegar a até 7 horas.

Tecnologia

Um dos destaques está no One Pedal Drive, um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem mais práticas através de um único pedal.

Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida.

Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.

Além da eletrificação, o SUV inaugura o novo sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google.

“A Volvo Car Group é a primeira empresa a se unir ao Google na integração de um sistema alimentado pelo Android com aplicativos e serviços do Google incorporados.”

“Isso traz muitas vantagens ao cliente, que terá uma experiência nativa e muito mais prática para o dia a dia, especialmente tratando-se de um modelo elétrico”, destaca André Bassetto, diretor de produto e pós-vendas da Volvo.

Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante.

Ele também dispensa o espelhamento com telefones.

Se inscreva em nosso canal no youtube

Tags:

Continue lendo