Novo Onix hatch é lançado
O Onix hatch chega com o intuito de continuar o sucesso de vendas de seu antecessor, de mesmo nome.
A Chevrolet apresentou em Gravataí-RS a nova geração do Onix hatch. O carro mais vendido do Brasil há quase cinco anos, mudou totalmente o visual e ganhou novos dispositivos de segurança e auxílio à condução.
Se na primeira geração ele recebeu críticas devido a pouca segurança aos ocupantes nos testes de impacto, com o modelo 2020 a história é bem diferente.
Nos testes da Latin NCAP, o Onix ganhou nota máxima para proteção de adultos e crianças, mostrando que está mais resistente a colisões.
Nem mesmo a repercussão negativa com o recall de mais de 19 mil unidades do sedan por conta de risco de incêndio mudou os planos da Chevrolet com o lançamento do hatch.
O novo Onix oferece duas opções de motores, 1.0 aspirado de 82 cv, e 1.0 turbo de 116 cv de potência, ambos flex.
O preço inicial é de R$ 48.590, motor 1.0 de 82 cv de potência e câmbio manual de 6 velocidades.
Lembrando que a Chevrolet mantém a versão Joy como mais barata do modelo, a partir de R$ 47.690.
A nova geração do Onix cresceu em relação ao antecessor, agora com 4,16 metros de comprimento, ou 23 cm mais longo que o Joy.
O entre-eixos é de 2,55 m, ou seja, é 2 cm maior que o do Joy e 5 cm inferior ao do Onix Plus.
Na prática esse aumento só não representou muito para o espaço interno pois ele é um pouco apertado para 3 adultos na segunda fileira de bancos.
O porta-malas continua pequeno para um hatch compacto, apenas 275 litros
Comparativo do Onix com a concorrência
O Kwid, carro de dimensões inferiores, tem uma mala com 290 litros, praticamente o mesmo tamanho. Mas a própria Chevrolet reconhece esses pontos fracos e reforça que a proposta do novo Onix é ser um hatch compacto de condução esportiva.
Para isso recalibrou a direção elétrica visando uma resposta mais rápida ao comando do motorista. Além disso, fez ajustes na suspensão para melhorar o comportamento do carro em velocidade.
No nosso test-drive no Rio Grande do Sul dirigimos a versão top de linha Premier com todos os dispositivos no pacote.
Destaque para o alerta de ponto cego que ajuda o motorista a mudar de faixa com segurança, muito importante especialmente em vias largas.
Outro bem interessante é o easy park, sistema que faz a baliza sozinho. Tecnologias que mostram que carros populares no Brasil estão evoluindo.
E tem que ser por aí mesmo, até por que o consumidor de carros de entrada está cada vez mais exigente e de olho na tecnologia automotiva.
Em relação ao consumo a Chevrolet diz que o motor aspirado fez em seus testes 17,7 km por litro de gasolina na estrada, e 13,5 na cidade.
A versão turbo tem uma média de 15 km na estrada e 11,9 na cidade.
O câmbio é automático de seis velocidades. Além disso, esta configuração conta ainda com ar-condicionado digital, carregador sem fio, wi-fi integrado com internet 4g da Claro.
A Chevrolet disponibiliza 3 meses de wi-fi grátis para os donos do novo Onix. Depois, os interessados pagam um plano de internet a partir de R$ 29,90.
Fim do mistério, todos os detalhes da nova geração do Onix revelados e a Chevrolet com a missão de manter o sucesso de vendas do hatch.
Só este ano até o mês de outubro foram 201.620 emplacamentos do Onix contra 86.448 vendas do Ford Ka, vice-líder no ranking de vendas de carros novos.
Veja mais
Saiba quais foram os sedans mais vendidos de outubro
Conheça o sedan Tiggo 8 da Caoa Chery