Nova RAM 2500 mantém ‘brutalidade’ e evolui na tecnologia
As picapes médias evoluíram consideravelmente nos últimos anos e conquistaram novos clientes. Mas mesmo com muita tecnologia embarcada e um motor disposto, elas não conseguem acompanhar a força das picapes de grande porte.
Para entender isso é só olhar os dados da nova RAM 2500 Laramie que chegou no Brasil recentemente. Vendida em versão única, ela custa R$ 289.900 e é bem mais cara que qualquer média.
A Hilux top de linha por exemplo, custa R$ 215 mil. Outra disparidade entre as categorias está na motorização, a RAM esbanja uma brutalidade impressionante com seu motor 6.7 turbodiesel de 365 cv e 110,7 kgfm.
O câmbio da 2500 é automático de seis velocidades e ela conta com sistema de tração que é selecionado eletronicamente no painel. Vem com 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.
Vale ressaltar que para dirigir a RAM 2500 é preciso portar habilitação categoria C.
Tecnologia
A Nova Ram 2500 estreia um novo sistema multimídia. Destaque para a “telona” de 12 polegadas.
Além do tamanho, que ajuda na visualização, o monitor pode ter a imagem dividida em duas partes, para a realização de operações diferentes, a exemplo dos comandos do ar-condicionado e o navegador GPS integrado.
A central é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. É possível ainda acessar outros novos recursos da Nova 2500, as câmeras 360° e da caçamba.
Este sistema é inédito em veículos do grupo FCA no Brasil, a primeira forma uma visão aérea da picape, a partir das imagens de quatro câmeras espalhadas pelo veículo: uma na grade frontal, outras duas nos braços dos retrovisores e uma na maçaneta da tampa da caçamba.
Dessa forma, o motorista tem mais noção espacial, algo fundamental para um veículo com 6,06 m de comprimento e 2,12 m de largura.
Por sua vez, a câmera da caçamba fica na altura da terceira luz de freio, permitindo o monitoramento da carga ou de um reboque. Pode-se até aumentar a imagem com zoom, assim como na câmera da tampa da caçamba.
Em relação à segurança, a Nova Ram 2500 Laramie conta com seis airbags, controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria.
Conta também com alerta de tráfego traseiro cruzado, que avisa ao motorista, por meio de sinais sonoros, sobre a movimentação de veículos passando por trás do veículo.
Os retrovisores externos foram redesenhados e ganharam braços mais longos com possibilidade de mudar para a posição horizontal, uma forma de auxiliar quando se está rebocando.