Nivus, Captur, Tiggo 3x, Tracker - Os SUVs compactos com motor turbo

Nivus, Captur, Tiggo 3x, Tracker – Lista de SUVs compactos com motor turbo

Por Matheus Albino

Os SUVs compactos estão entrando em uma nova fase no mercado brasileiro, a dos motores turbinados. Não que isso seja uma novidade neste segmento.

Mas é fato que as montadoras estão apostando cada vez mais neste tipo de motor. Até mesmo quem parecia não dar muita bola para uma mecânica mais esportiva, voltou atrás e, agora, aposta pesado na tecnologia.

Leia mais: Qual o melhor – Tiggo 3x ou Nivus?

O último SUV a ganhar motor turbo foi o Renault Captur, agora com 1.3 de 170 cavalos de potência. A marca francesa não confirma, mas a tendência é que o Duster também entre no circuito e, em 2022, ganhe o mesmo motor do Captur.

Vem mais…

Mas ainda em 2021 teremos mais utilitários esportivos com propulsor auxiliado por turbina. O Hyundai Creta é o próximo da lista.

O carro chega com o mesmo motor 1.0 TGDi de 120 cavalos do HB20. E, em seguida, será a vez do Pulse – próximo SUV da Fiat – cujo a marca já confirmou que vai oferecer uma opção turbinada também.

A verdade é que o motor passou a ser um atrativo, pois deixa o carro mais esperto sem ter de gastar muito. Quem apostou antes neste tipo de mecânica largou na frente e hoje é visto como um diferencial.

É o caso do Citroën C4 Cactus, presente no mercado brasileiro desde 2018. Quem já andou no Cactus turbinado é só elogios ao desempenho do motor que casa muito bem com o porte do veículo, e garante boas médias de consumo.

O Peugeot 2008 compartilha o mesmo motor do carro da Citroën e também tá na lista. A Chevrolet apostou no turbo para a nova geração do Tracker e ele é um dos mais procurados no mercado.

A Volkswagen, podemos dizer, foi uma das marcas que mais demorou a lançar SUVs no Brasil. Parecia não acreditar muito no segmento.

Hoje, conta com 2 modelos compactos, Nivus e T-Cross, sempre oferecendo motorização turbo. No caso do T-Cross, além do 1.0 de 128 cavalos, pode ser equipado com o conhecido 1.4, também presente nos modelos Jetta, Polo GTS e Taos.

Na Caoa Chery o assunto turbo está sempre em pauta, em qualquer que seja o estilo do carro. Os SUVs compactos da marca no Brasil já chegaram com esse tipo de motor, casos de Tiggo 2 e Tiggo 5x, sendo o segundo o preferido para quem quer mais potência.

Seu motor é 1.5 de 150 cavalos. O recém-lançado Tiggo 3x trouxe uma mecânica interessante apostando em um turbo com poucos cavalos (1.0 de 102 cv).

A Honda, podemos dizer, ainda está estudando o mercado já que o HR-V oferece motor turbo apenas na versão mais cara.

Vai mudar

O próximo a se “converter” na turma é o Renegade, o SUV da Jeep vai ganhar o mesmo motor turbo da nova Fiat Toro. Apesar de praticamente todas as marcas estarem apostando no turbo, tem montadora pensando em dar um passo ainda mais largo.

Essa é a Nissan, trouxe o novo Kicks este ano, mas manteve o motor aspirado. Há quem diga que a montadora pode lançar no próximo ano a versão híbrida (motores elétrico e a combustão), o que seria uma bem interessante no mercado.

Se inscreva em nosso canal no youtube

Tags:

Continue lendo