Nissan Ariya “invade” festa da Frontier e aumenta rumores sobre lançamento no Brasil

Notícias 7/04/2022
Nissan Ariya

O evento de lançamento da Nissan Frontier 2023, realizado essa semana, na Argentina, também trouxe outras novidades da marca para o mercado brasileiro nos próximos anos.

O SUV elétrico Ariya foi um dos convidados da Frontier “party”, mas apareceu apenas no último dia de evento, justamente, para não ofuscar a chegada da nova picape.

Leia mais: Fernando de Noronha ganha novos carros elétricos

Mesmo entrando apenas aos 45 do segundo tempo o Ariya chamou atenção da imprensa que cobria o evento, até por que é um carro aguardado no Brasil desde o seu lançamento mundial, que aconteceu no segundo semestre de 2020.

O utilitário movido a energia tem autonomia superior a 500 km e vem ganhando espaço lá fora graças ao design futurista, e ao nível de segurança com sistemas autônomos capazes de evitar colisões no trânsito.

Só para se ter uma ideia do que o Ariya oferece, são sete câmeras instaladas pelo veículo, além de cinco radares e 12 sensores ultrassônicos.

Todo esse conjunto tecnológico garante uma condução de alto nível de segurança, como é capaz de detectar marcadores de pista e objetos ao redor do veículo, permitindo que o motorista tire as mãos do volante durante a viagem.

No entanto, para ativar o que a marca chama de ProPilot 2.0 é preciso traçar a rota antes de iniciar a viagem. Assim a os sistema do Ariya faz uma espécie de reconhecimento da rota, e pode dirigir o veículo sozinho.

Mas, esses recursos avançados de condução autônoma ainda são bastante polêmicos mundo afora, e a verdade é que poucos motoristas confiam cem por cento nesses veículos equipados com sistemas avançados de direção autônoma.

Até as próprias montadoras afirmam que ainda estão aprimorando esses sistemas, e a recomendação é que o condutor mantenha atenção total no trânsito.

Que horas ele chega?

O Ariya não tem data de lançamento no Brasil, mas está expandindo mercado e será lançado no Japão no próximo mês.

O que a Nissan fala em relação ao SUV elétrico é que ele está nos planos para ser vendido no Brasil assim como uma versão híbrida do Kicks.

A chegada desses dois modelos será um passo importante para a estratégia de eletrificação da marca no País. Atualmente a Nissan tem apenas o Leaf como modelo movido a energia, mas apesar de não ser muito conhecido por aqui, a Nissan já vende o Leaf há mais de dez anos .

A marca quer lançar 23 novos carros elétricos até 2030, e se tornar totalmente livre de carbono a partir de 2050.

Esse plano da Nissan é global, mas a marca tem focado, neste primeiro momento, em países prontos para carros movidos a energia, tanto que anunciou recentemente novos modelos para a Europa, Japão, China, além dos Estados Unidos.

“Conduziremos a Nissan para reduzir a pegada de carbono e buscar novas oportunidades de negócios. Queremos transformar a marca em uma empresa sustentável que seja realmente necessária para os clientes e a sociedade,” disse Makoto Uchida, CEO da Nissan no Japão.

Dinheiro chegando

A Nissan também falou sobre novos investimentos no Brasil e que fará um aporte de US$ 250 milhões (R$ 1,1 bilhão) em sua fábrica localizada em Resende-RJ. O investimento será usado para ampliar o complexo de Resende e prepará-lo para produção de novos produtos.

Se inscreva em nosso canal no youtube

Tags:

Continue lendo