Na era dos carros elétricos, o Volvo XC40 é destaque - Carro Arretado

Na era dos carros elétricos, o Volvo XC40 é destaque

Avaliações 10/06/2022
Volvo XC40

Os carros elétricos estão chegando pra valer entre nós. Ainda são poucos nas ruas brasileiras e com preço inacessível para a maioria, mas a tendência é que eles se tornem mais comuns num futuro próximo.

Se até bem pouco tempo os modelos movidos a energia estavam restritos a veículos de alto padrão como Audi, BMW, Jaguar e Volvo, agora começam a aparecer entre os mais baratos, se é assim que podemos falar.

Leia mais: Novo XC90 tem até purificador de ar, mas visual muda pouco

A montadora Renault iniciou as vendas do Kwid elétrico por R$ 143 mil, que faz dele o modelo mais barato da categoria no Brasil.

A chinesa Jac Motors já comercializa alguns modelos em nosso País. A Caoa Chery já possui um sedan e promete trazer um compacto mais em conta ainda este ano.

Isso demonstra que o caminho da eletrificação segue em alta, com híbridos ou totalmente a energia. Só nas últimas semanas, testamos modelos como Nissan Leaf, Renault Kwid elétrico, Audi e-tron e Volvo XC40.

XC40 elétrico pelo Recife

É justamente sobre o último que vamos falar. Pudemos por à prova o modelo nas ruas do Recife e ele se revelou um dos elétricos mais interessantes à venda no mercado nacional.

Enfrentamos a rotina diária nas cidades e podemos dizer que foi bem divertido e as famosas “limitações de autonomia” não atrapalharam em nada.

Onde carregar?

Vamos começar falando do carregamento. O Volvo até veio com um carregador para ligar em casa, mas como não tinha a tomada trifásica necessária, recorremos aos carregadores externos.

O ideal é ter um lugar pra carregar à noite, por exemplo,onde ele passa 22h para uma carga completa pra rodar perto dos 400 km.

A opção de comprar um carregador portátil e dar carga completa em 8 horas. Sem ter como carregar em casa, topamos o test-drive e carregar nos Shoppings e supermercados.

É verdade que são poucos pontos, mas demos sorte de encontrar quase sempre uma vaga disponível e manter a bateria sempre acima dos 50% de sua capacidade para não correr o risco ou tensão de ter de sair às pressas à procura de um carregador.

Feita essas observações podemos cravar que o XC40 é só alegria. De belo e tecnológico, o Volvo encanta nas ruas. Vem com uma parafernália de segurança que faz o carro frear só se houver risco de batida e até internet e o teto panorâmico que abre com apenas uma “alisada” no botão.

Motor

Se ele agrada a família, vai deixar até os motoristas mais exigentes babando na hora de pisar forte no acelerador. São 408 cavalos de potência que fazem dele um carro melhor que muitos esportivos.

Isso porque no elétrico o torque é instantâneo e faz dele ir do famoso zero a 100km/h em menos de 5 segundos. E em relação a uma dúvida que paira na cabeça de muitos: e corre o risco de pifar em chuvas e alagamentos.

Os fabricantes dizem que as baterias são isoladas e não há riscos. E Passamos por vários alagamentos e o carro encarou como a maioria de outros SUV do mesmo porte.

De fato o Xc40 se mostrou uma excelente opção. Andamos por mais de uma semana e o melhor: sem gastar nada já que o estacionamento reserva vaga própria pra os elétricos e ainda é de graça.

E em alguns estados, como Pernambuco, os elétricos são isentos de IPVA. Ou seja o carro de R$ 400 mil e você não paga nada.

O dono de um veículo a gasolina no mesmo valor vai ter de desembolsar perto dos R$ 20 mil.

Se inscreva em nosso canal no youtube

Tags:

Continue lendo