Mercedes: sistema reduz risco de acidente entre ciclistas e veículos grandes
A Mercedes-Benz anunciou para a Europa mais uma etapa do plano de segurança no trânsito para ônibus e caminhões da marca.
Agora, o sistema que evita colisões laterais entre veículos pesados com ciclistas, motociclistas, pedestres e objetos estáticos está disponível para qualquer caminhão ou ônibus fabricado pela marca.
A marca informa também que há um plano B quando não for possível adaptar o sistema em veículos mais antigos.
Neste caso, a Mercedes disponibiliza o sistema de assistência com quatro câmeras para auxiliar o motorista a manter uma visão geral em situações críticas.
Conheça o Sideguard Assist
O sistema evita colisões laterais, sendo essencial para a proteção de ciclistas e pedestres principalmente.
Ou ainda para quem anda de scooter, muito comum na Europa, e que são os usuários mais vulneráveis da estrada.
Ele também pode avisar o risco de colisão com objetos estáticos como um semáforo ou uma placa de sinalização de trânsito.
O Sideguard Assist emite avisos visuais usando um LED na forma triangular próximo ao retrovisor direito.
Uma outra opção de chamar atenção é através de um símbolo de aviso triangular na tela no lado do motorista.
Há ainda avisos sonoros na cabine do caminhão (ou ônibus).
Vai virar regra
O dispositivo de assistência lateral para caminhões será um requisito na União Europeia a partir de 2022 para novos modelos de veículos.
A tendência é que em 2024 essa regra entre também para todas as séries de modelos existentes.
Para caminhões longos recém-registrados, a assistência de guarda lateral já será um requisito na Alemanha a partir de julho deste ano.
Se inscreva no nosso canal no youtube