Mercedes quer lançar caminhões autônomos até 2026

Mercedes quer lançar caminhões autônomos até 2026

Na Europa, o grupo Daimler, dono de marcas como a Mercedes-Benz, deu mais um passo para começar a produzir caminhões autônomos nos próximos anos.

A Daimler selecionou a empresa norte-americana de tecnologia Aeva, como fornecedora para seu programa de produção em série de veículos comerciais autônomos.

No âmbito da colaboração de produção, a Aeva fornecerá sua mais recente tecnologia, chamada de LiDAR 4D, para a Daimler Truck e colaborará com a Torc Robotics, uma subsidiária independente do grupo Daimler, para permitir capacidades de veículos autônomos SAE Nível 4.

Primeiros modelos

A colaboração começa no primeiro trimestre de 2024. A expectativa é que esses caminhões autônomos da Mercedes cheguem primeiro na Europa e nos Estados Unidos até 2026.

AEVA

LiDAR é uma tecnologia voltada para a condução autônoma. Enquanto os sensores LiDAR tradicionais usam pulsos de laser para detectar distâncias aos objetos, a tecnologia 4D LiDAR é mais avançada e usa um feixe de laser contínuo de baixa potência para medir simultaneamente o alcance e a velocidade para cada ponto. 

Na prática isso permite que veículos automatizados desbloqueiem novos níveis de segurança e automação veicular, discriminando instantaneamente entre pontos estáticos e dinâmicos e conhecendo a velocidade precisa de objetos dinâmicos.

A Daimler Truck pretende integrar os sensores LiDAR diretamente em seu processo de produção, facilitando aos clientes a compra de caminhões autônomos prontos diretamente de suas fábricas, sem a necessidade de adaptação dos sensores. 

Torc robótica

A Torc Robotics, com sede em Blacksburg, Virgínia, é uma subsidiária independente da Daimler Truck.

Fundada em 2005, a Torc tem mais de 18 anos de experiência em aplicações pioneiras de direção autônoma e críticas para a segurança. 

A Torc oferece um software completo para veículos autônomos e uma solução de integração e atualmente está focada na comercialização de caminhões autônomos para aplicações de longa distância nos EUA.

A Torc, por sua vez, venderá sua tecnologia de driver virtual e serviços de suporte de controle de missão como uma assinatura aos clientes. 

Seu software de direção usará o software de percepção da Aeva, construído em torno dos dados instantâneos de velocidade da Aeva, para detectar objetos mais rapidamente, mais distantes e com maior precisão.

Joanna Buttler, Chefe do Grupo Global de Tecnologia Autônoma da Daimler Truck: “A Daimler Truck está comprometida em liderar o avanço da indústria em direção a caminhões autônomos. Selecionar a tecnologia LiDAR é uma decisão estratégica crucial para implantar caminhões autônomos na estrada com segurança.” 

“Estamos no caminho certo para oferecer caminhões autônomos ao mercado até 2027.”

Se inscreva em nosso canal no youtube 

Tags:

Continue lendo