Mercedes: caminhão movido a célula de combustível passa por testes rigorosos na Suíça

A Mercedes-Benz concluiu mais uma bateria de testes com seu caminhão movido a célula de combustível.

Após testes de inverno bem-sucedidos, a Daimler Truck (Grupo Mercedes) retornou aos Alpes Suíços para testes de verão com quatro protótipos avançados da próxima geração do seu caminhão Mercedes-Benz GenH2.

A região de Valais, com suas desafiadoras passagens de montanha que variam de 600 a 2.478 metros de altitude – algumas acessíveis apenas no verão – ofereceu condições ideais para os testes.

A combinação de altas temperaturas de verão, de mais de 35 graus Celsius, e o ar rarefeito da montanha nesses perfis de rotas particularmente exigentes levam os veículos aos seus limites em termos de desempenho de refrigeração e gerenciamento térmico.

O objetivo era validar a operação confiável nessas condições extremas e obter insights valiosos para o desenvolvimento contínuo e a futura implantação desses veículos nas operações diárias.

Especificamente, a equipe de desenvolvimento testou o comportamento e a dinâmica de direção, o desempenho do trem de força elétrico, o gerenciamento térmico e a interação entre o sistema de célula de combustível, bateria e tanque sob picos de carga reais.

Além disso, o desenvolvimento adicional do sistema de assistência digital Predictive Powertrain Control (PPC) para caminhões de célula de combustível foi outra área de foco.

Dados de rota geobaseados ajudam o sistema a reconhecer inclinações iminentes vários quilômetros à frente. Isso permite que os veículos enfrentem gradientes proativamente e otimizem o fornecimento de energia de acordo.

A célula de combustível então aumenta seu desempenho com o tempo, carrega a bateria de alta tensão conforme necessário e garante que haja energia suficiente disponível para subidas com a melhor eficiência possível – mesmo nas exigentes passagens de montanha dos Alpes.

Os caminhões de célula de combustível foram reabastecidos com hidrogênio líquido usando uma estação móvel de reabastecimento de hidrogênio da Air Products (padrão sLH2), que foi instalada na base de testes em Vailais durante os testes.

Testes intensos

Ao longo de várias semanas, os veículos de teste percorreram mais de 10.000 quilômetros e subiram um total de 146.000 metros de altitude, confirmando a maturidade e o desempenho avançados dos caminhões movidos a células de combustível de última geração.

Após os testes extremos, os sistemas também demonstraram desempenho estável e confiável, mesmo sob as condições desafiadoras dos Alpes.

Os dados obtidos contribuem diretamente para o desenvolvimento futuro e aproximam os veículos da maturidade da produção em série.

Ainda vai demorar

O próximo passo será construir uma pequena série de 100 desses tratores semirreboques avançados na fábrica da Mercedes-Benz em Woerth (Alemanha), com operação real em vários clientes programada para começar no final de 2026.

A industrialização em larga escala da tecnologia de células de combustível e a produção em série de caminhões movidos a hidrogênio com foco na Europa estão planejadas para o início da década de 2030.

Tags:

Continue lendo