Mercedes-Benz lança ônibus urbano para até 100 passageiros
A Mercedes-Benz apresentou nesta quarta-feira (17) um novo chassi para ônibus urbano no Brasil.
O Super Padron 500 R 1830 agora é o maior chassi da categoria 4×2 urbano do mercado.
Leia mais: Qual carro 0km comprar com até R$ 60 mil?
A Mercedes explica que este chassi foi desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento.
“Com esse lançamento, passamos a oferecer às empresas de ônibus e aos
gestores do transporte coletivo urbano um veículo padron 4×2 de 14 metros”.
“Ele pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo
6×2 de 15 metros da concorrência”, informa Walter Barbosa, diretor de
Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Para isso, desenvolvemos um chassi O 500 com 19.600 kg de PBT, o maior da categoria, com potência de 310 cv do motor OM 926 LA e o elevado padrão de conforto e segurança da consagrada linha O 500 de motores traseiros, além de caixa automática com retarder integrado e auxílio de partida em rampa”.
O novo Super Padron O 500 R 1830 4×2 é indicado para
sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam corredores e faixas exclusivas.
Exemplos de algumas capitais estaduais como Belo Horizonte, Porto Alegre Curitiba e a nossa capital Recife.
Fique ligado!
Segundo a Mercedes, esta versão de chassi 4×2 não precisa de manutenção do 2º eixo direcional, condição necessária nas versões 6×2.
Além disso, por apresentar somente dois eixos, há um menor arraste dos
pneus traseiros ou dianteiros (conforme a versão do 6×2).
O resultado é um menor custo de manutenção, além de redução do
consumo de combustível.
Câmbio automático com retarder e suspensão totalmente pneumática
Outro destaque do Super Padron Mercedes-Benz é o câmbio automático ZF Ecolife AP1200 de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa.
A suspensão é totalmente pneumática, com 2 bolsões de ar na dianteira e 4
bolsões de ar na parte traseira.
No quesito segurança, o Super Padron se destaca por freios a disco, EBS e freio-motor auxiliar Top Brake da Mercedes-Benz.
Este sistema oferece maior poder de segurança, potência de frenagem e menor desgaste dos freios.
O sistema de desligamento automático do motor entra em ação caso o ônibus pare por um longo período, algo muito comum em terminais urbanos e pontos de parada.
No entanto, ele só vai ser acionado quando o câmbio estiver no ponto morto e o freio de mão acionado.
Se inscreva em nosso canal no youtube.