Mercedes-Benz apresenta novos motores para caminhões no Brasil


A Mercedes-Benz do Brasil apresentou, nesta quarta-feira (19), sua nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs, com motores compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6.
Para atender a essa nova legislação, que entra em vigor no Brasil a partir de 2023 para veículos pesados, a Mercedes inaugura sua exclusiva tecnologia BlueTec 6.
Essa tecnologia traz novas faixas de potência e torque para as famílias de motores Mercedes OM 924 LA e OM 926 LA (aplicados a caminhões leves, médios, semipesados e extrapesados off-road), OM 460 LA e a nova geração do OM 471 LA (extrapesados on e off-road).
Nova transmissão automatizada
Além dos novos motores a marca alemã também apresentou uma nova transmissão automatizada.
Melhorou o comando de embreagem, com mais eficiência e redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem.
Isso permite trocas de marchas mais rápidas e precisas, além de melhor sensibilidade do pedal do acelerador, evitando assim possíveis trancos na transmissão do caminhão.
Poluindo menos
Para se ter uma ideia da redução de gases poluentes com a chegada do Proncove P8, o volume de Óxidos de Nitrogênio (NOx) que apenas um veículo emitia em 1990, época do Proconve P2, é equivalente ao total de 55 caminhões no Proconve P8.
No que se refere a Material Particulado (MP), o que um caminhão emitia no P2 é o mesmo de 135 veículos no P8. Para isso é obrigatório o uso de diesel S10 e ARLA 32.
Accelo
A linha Accelo Euro 6 chega ao mercado com nova denominação: os leves Accelo 817 e Accelo 1017 e o médio Accelo 1317 6×2.
Eles são equipados com o motor OM 924 LA de 163 cavalos de potência, e opções de câmbio automatizado ou manual, ambos com 6 marchas.
A linha Accelo 2023 traz novo espelho auxiliar, espelho frontal de aproximação e DRL (luz diurna de rodagem) de LED.
Internamente, destaca-se a nova coluna de direção ajustável, alavanca do câmbio automatizado posicionada na coluna de direção, tacógrafo no teto e novo painel digital de 10,4 polegadas.
Os caminhões Accelo são indicados para viagens intermunicipais e transporte em áreas rurais, além de curtas distâncias rodoviárias.
Atego
A linha Atego 2023 traz aumento de potência para os motores OM 926 LA de 6 cilindros, oferecendo agora versões de 260, 286 e 321 cavalos. O motor OM 924 LA de 4 cilindros segue com potência de 185 cavalos.
Isso traz mudança de denominação para os modelos Atego 1733 (atual 1730), 2429 6×2 (atual 2426), 2433 6×2 (2430), 3033 8×2 (substitui o 3026 e o 3030 8×2).
Ainda sobre a mecânica, o Atego 2023 oferece os câmbios automatizados de 8 ou 12 velocidades, além de uma opção manual de 6″.
Por dentro, novo volante multifuncional, painel de instrumentos com display digital, alavanca do câmbio automatizado na coluna de direção e partida por botão.
Actros
A primeira novidade do Actros está na chegada de uma nova versão que vem para suprir a saída do modelo Axor, que sai de linha após 17 anos de mercado.
No entanto, o Axor ainda será oferecido mas apenas como máquina inteligente de direção autônoma para operações de colheita da cana-de-açúcar.
As opções de motores do Actros são: OM 471 LA de 530 e 560 cavalos, ou a OM 460 LA, de 495 cv.
A grande novidade na segurança é a chegada do sistema de câmeras que substituem os retrovisores convencionais.
O sistema, com tela de 10 centímetros, auxilia o motorista a andar de ré em linha reta com mais facilidade.
O ambiente interno também conta com painel de instrumentos digital de 12″, novos bancos pneumáticos.
A lista de segurança é caprichada e traz faróis em LED, assistente ativo de frenagem, assistente de ponto cego, assistente de fadiga, piloto automático adaptativo, sensor de chuva, e farol alto inteligente.
Arocs
O caminhão extrapesado Arocs ganha duas novas versões na linha 2023: Arocs 3351 6×4 versões Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico e Arocs 4151 6×4 Basculante.
O motor OM 460 LA do Arocs, agora com potência de 495 cavalos, atende ao Proconve P8 (Euro 6).
Outras novidades são: controle de estabilidade, faróis com luzes de LED, airbags, novos bancos pneumáticos, além de cinto de segurança integrado ao banco e com regulagem de altura.
Se inscreva em nosso canal no youtube