Mercedes atualiza dispositivo que evita colisões entre ciclistas e veículos grandes
Apresentado em 2016, pela Mercedes-Benz, para prevenir acidentes entre caminhões da marca com pedestres e ciclistas, o sistema Sideguard Assist ganhou novas funções.
Agora, ao invés de apenas emitir alertas dentro da cabine para o motorista, ele pode frear o caminhão de forma autônoma para evitar acidentes caso o condutor não reaja aos avisos.
Leia mais: Mercedes e Marcopolo entregam novos ônibus no Uruguai
O novo Sideguard Assist estará disponível a partir de junho deste ano, na Europa, para substituir o atual nos modelos Actros e Arocs.
Como funciona
O Sideguard Assist pode alertar o motorista por meio de um processo de várias etapas durante uma conversão à direita caso o sistema reconheça, por exemplo, um pedestre ou ciclista na zona de monitoramento do lado do passageiro.
Ou ainda para quem anda de scooter, muito comum na Europa, e que são os usuários mais vulneráveis da estrada.
O Sideguard Assist emite avisos visuais usando um LED na forma triangular próximo ao retrovisor direito.
Uma outra opção de chamar atenção é através de um símbolo de aviso triangular na tela no lado do motorista.
Há ainda avisos sonoros na cabine do caminhão (ou ônibus).
Veja como funciona o sistema no vídeo abaixo:
No entanto, o vídeo acima é de 2016, quando o sistema foi lançado no mercado, ainda sem o freio automatizado que pode parar totalmente o veículo caso necessário.
Vai virar regra
O dispositivo de assistência lateral para caminhões será um requisito na União Europeia a partir de 2022 para novos modelos de veículos.
A tendência é que em 2024 essa regra entre também para todas as séries de modelos existentes.
Para caminhões longos recém-registrados, a assistência de guarda lateral passou a ser obrigatório na Alemanha desde julho do ano passado.
Se inscreva em nosso canal no youtube