Mais facilidade pra comprar carro
A paralisação de boa parte da economia mundial por causa da pandemia mudou o cenário quando o assunto é comprar carro nos quatro cantos do planeta.
No mercado automotivo o jeito de vender teve de ser adaptado e até os bancos e instituições financeiras estão oferecendo condições diferenciadas e facilitando o pagamento para que os clientes com boletos a vencer possam continuar pagando suas parcelas.
Leia mais:
Rodamos quase mil km com a Nissan Frontier entre Brasília e Goiás
Hoje é possível comprar carro sem pagar IOF já que os bancos suspenderam temporariamente a cobrança, o que vai implicar em prestações menores.
Solon Melo, diretor da JBS Veículos, a principal loja de automóveis multimarcas e que trabalha com várias instituições financeiras, explica que cada banco adota uma política diferente.
As negociações também variam de acordo com a situação do cliente. Mas existe uma coisa comum a todos: a vontade de tentar encontrar uma solução para que todos saiam satisfeitos.
Há casos de negociações bem distintas. No lugar de cobrar a prestação do cliente, por exemplo, teve banco que jogou para o mês seguinte e diluiu a valor da parcela em prestações lá na frente.
Há registros de dispensa de multas e juros. “Existe um bom senso coletivo. Hoje a ideia é todo mundo se ajudar para saírmos dessa mais rápido”, completou Solon Melo.
Jeitinho brasileiro
Em relação ao comportamento das vendas no varejo, lembra que as lojas de carros intensificaram o atendimento on-line seja pelo site, WhatsApp, demonstração por vídeo chamada e até levando o carro na casa de cliente.
Thiago Cavalcante, da Chevrolet Tambaí , segue na mesma linha de raciocínio de que estão todos fazendo ajustes para enfrentar essa realidade.
Lembra que o momento pode ser interessante para quem tem uma situação financeira mais estabilizada e que precisa trocar de carro.
Numa simulação feita rapidamente, lembrou que quem fizer um financiamento de R$ 50 mil hoje vai pagar em média R$ 3 mil a menos do que quem comprou há um mês, quando estavam sendo cobrados o IOF e taxas maiores.
Em tempos de loja fechada,a preocupação é realmente tirar dúvidas à distância de clientes pelos canais on-line com simulações de vendas, financiamentos.
Ele lembra que algumas lojas abriram oficinas para atender a empresas que prestam serviços essenciais para tentar amenizar o sofrimento de quem não pode parar.
Carla Albuquerque, gerente de marketing do shopping do automóvel de Pernambuco, reforça os relatos acima.
Lembra que os quase 50 lojas vêm buscando alternativas para atender aqueles que buscam informações sobre os carros.
E questionada sobre possíveis promoções ou liquidações de estoque, ela prefere não tratar como um período de feirão.
Ressalta que cada lojista tem sua política, mas que – em regra geral – todos têm reduzido margens e se empenhando pra fazer girar o estoque.
Se inscreva em nosso canal no youtube