Lendário Lamborghini Countach LP 500 completa 50 anos
No último dia 11 a Lamborghini comemorou 50 anos do lançamento do Countach LP 500 no Salão Automóvel de Genebra, na Suíça.
O dia 11 de março de 1970 marcou a primeira aparição pública do célebre carro da marca italiana.
Leia mais: Remap – veja quais as vantagens de fazer este serviço
O seu lançamento teve tanto sucesso que a empresa correu contra o tempo para satisfazer os pedidos dos clientes e transformar o futurista show car num carro de produção, embora em pequenas séries.
O projeto Countach, com o número de código interno LP112, onde LP indica a posição longitudinal traseira (“Longitudinale Posteriore” em italiano) do motor de 12 cilindros, surgiu do desejo de Ferruccio Lamborghini de manter a imagem de uma empresa na vanguarda do estilo e tecnologia seguindo o Miura.
O projeto do carro foi desenvolvido pelo engenheiro Paolo Stanzani, que estava na Lamborghini desde 1963.
Em 1968 Stanzani foi nomeado Gerente Geral e Diretor Técnico, ficando responsável pela parte mecânica do Countach.
As linhas limpas e futuristas do Countach chamavam atenção na época.
No entanto, eram as portas de tesoura o principal charem do modelo de 12 cilindros da Lamborghini.
O LP 500 era um carro substancialmente diferente do Countach que entraria em produção em 1974.
Ele tinha uma estrutura de plataforma em vez de tubular, era equipado com um motor de 12 cilindros de 4971 cc (único), além de oferecer uma instrumentação eletrônica sofisticada em seu interior.
Curiosidade
A origem do nome deste carro está no dialeto da região de Piemonte.
Em sua fase final de montagem, o carro foi escondido em um galpão de maquinário agrícola em uma fazenda perto de Grugliasco (província de Torino) para evitar possíveis paralisações relacionadas à agitação trabalhista.
No entanto, foi “descoberto” por um fazendeiro que exclamou de espanto e entusiasmo, “Countach!” (uma palavra no dialeto piemontês que expressa admiração).
Quando Marcello Gandini, nascido no Piemonte, tomou conhecimento do fato, pensou que essa palavra tinha uma força comunicativa particularmente forte e também convenceu Nuccio Bertone, Ferruccio Lamborghini e seu colega Paolo Stanzani disso.
Após o sucesso do LP 500 em Genebra, o piloto de testes chefe da Lamborghini, Bob Wallace, usou o carro, equipado com um motor de 4 litros mais confiável, para todos os tipos possíveis de teste de estrada.
A carreira deste carro extraordinário terminou no início de 1974.
Neste ano, foi utilizado para testes de colisão necessários para a homologação do carro de produção.
Acabou virando sucata após os testes de colisão.
Fez história
De 1974 a 1990, foram produzidos 1.999 Countachs em cinco séries diferentes.
Fez tanto sucesso que acabou exposto nas paredes de quartos de uma geração inteira.
Sem falar que participou de dezenas de filmes e permitiu à Lamborghini sobreviver aos anos mais difíceis da sua história.
Se inscreva em nosso canal no youtube.