GWM: elétrico Ora 03 ganha versão de entrada e promete incomodar rivais

Por Matheus Albino

Faltam poucos dias para o ano de 2023 acabar, mas ainda dá tempo de ver novidades no segmento de carros elétricos no Brasil.

A GWM acaba de lançar uma versão de entrada para o Ora 03, com preço de R$ 150 mil.

É nele que a marca chinesa aposta suas fichas para liderar o segmento de carros elétricos até R$ 200 mil. O carro vem com bom nível de segurança e tecnologia desde a versão de entrada.

A outra disponível no Ora é a GT, no valor de R$ 184 mil.

Em ambas as versões o motor conta com 171 cavalos de potência e 25,5 kg de torque. A diferença está em alguns detalhes do visual, autonomia e no pacote de itens.

Pela faixa de preço o Ora 03 tem vários concorrentes, como Caoa Chrery iCar, Renault Kwid, Peugeot 208 e 2008, mas, a GWM vai para uma briga particular com o BYD Dolphin.

A GWM é mais uma marca chinesa que chegou no Brasil em 2023. Seu primeiro lançamento foi o SUV médio Haval H6 com motorização híbrida. O Ora é o primeiro cem por cento elétrico da montadora.

ora 03
Ora 03

Já dirigimos

Nossa equipe foi convidada pela GWM para dirigir a versão mais barata do Ora 03. Foi um teste urbano de pouco mais de 10 km, mas suficiente para formar uma opinião sobre ele.

É uma boa opção entre os elétricos de até R$ 200 mil e pelo pacote de itens que oferece, desde a versão de entrada, podemos dizer que o Ora 03 é um bom custo-benefício.

Teste

No caótico trânsito de São Paulo o Ora 03 mostrou ser um carro bem antenado no quesito segurança devido aos vários recursos que oferece.

Tudo bem, é preciso tempo para se acostumar com alguns deles, como o alerta de ponto cego via câmera no sistema de mídia e os vários sensores que emitem alertas sonoros e incomodam um pouco.

Não foi possível pisar fundo no acelerador mas aproveitei as saídas em semáforos para curtir os 25 kg de torque que são despejados já na primeira pisada no pedal direito, algo comum nos elétricos e que chamamos de torque instantâneo. O carro da GWM faz o famoso 0 a 100 km/h em 8,2 segundos.

São cinco modos de condução – eco, normal, esportivo, esportivo + e automático), ou os três níveis de direção (conforto, normal e esportivo).

Nesta versão a autonomia, de acordo com testes do Inmetro, é de 234 km, inferior aos 313 km da versão GT.

Quanto ao tempo de recarga, ele pode ir de 30% a 80% de bateria em 30 minutos utilizando uma estação de recarga rápida de 64 kw.

Já com um carregador de 11 kw, o modelo pode ir de 0 a 100% de carga em pouco mais de três horas.

Ambiente interno

Outra situação pouco comum nos modelos atuais é o interior em duas tonalidades. No Ora 03 é possível fazer várias combinações de cores. O modelo que testamos tinha interior marrom e branco e tem revestimento em couro, tanto nos bancos, como em todo o painel.

O ar-condicionado é digital mas com botões físicos, tem sistema de mídia de 10,25 polegadas com espelhamento sem fio.

O painel de instrumentos tem tela digital e traz informações importantes do carro com ótima resolução dos ícones.

Visual

Vale um elogio ao design do Ora 03 pois ele tem seu estilo próprio, praticamente impossível confundi-lo com outro carro.

No entanto, é verdade que ele lembra um pouco modelos da Mini, com estilo redondo e pelo porte de carro compacto.

Na dianteira chama atenção os faróis arredondados e grandes, indo na direção oposta do que temos na maioria dos modelos novos, com faróis divididos em 2 ou mais partes e mais afilados.

Na parte traseira a lanterna vai de ponta e fica posicionada no vidro traseiro, um design bem diferente. Já a luz de seta está no para-choque inferior, assim como no Hyundai HB20.

O espaço interno é de carro compacto e o porta-malas tem apenas 232 litros. Porém, dificilmente alguém vai comprar este carro pensando no tamanho da mala para carregar bagagem e fazer viagens.

Segurança

Como falamos no início o Ora 03 é bem servido de itens de segurança já nesta versão de entrada. Tem câmera 360° com 9 ângulos diferentes, frenagem de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, alerta de tráfego cruzado, ACC com função stop and go e uma câmera exclusiva para diminuir pontos cegos no lado direito.

O Ora 03 Skin chega para uma briga particular com o BYD Dolphin, sendo que o modelo da GWM tem motor mais disposto e oferece bom nível de tecnologia e segurança ,assim como o seu concorrente.

Se inscreva em nosso canal no youtube

Tags:

Continue lendo