Foi pego de surpresa pela CHUVA? Veja como dirigir na CHUVA e PASSAR EM ALAGAMENTOS COM O CARRO

Notícias 6/02/2023
RUAS ALAGADAS

Ainda estamos no verão mas pancadas de chuva fortes nessa estação do ano são comuns. Se a chuva for de grande intensidade ela pode pegar o motorista de surpresa, quando ele já havia saído de casa, e fazer com que tenha que enfrentar vias alagadas. Todo cuidado é pouco porque o risco de danificar o carro passando por alagamentos é alto.

COMO AVALIAR A ALTURA DA ÁGUA ANTES DE ENFRENTAR UM ALAGAMENTO COM O CARRO?

Observe os carros à sua frente. Se o nível da água ultrapassar a metade da altura das rodas, significa que o nível da água está elevado e o risco de o carro “morrer” durante a travessia é alto. Melhor parar em um lugar seguro ( e sem risco de alagamento) e esperar o nível da água baixar.

DECIDI ENFRENTAR O ALAGAMENTO COM O CARRO. COMO DIRIGIR EM UMA RUA ALAGADA?

Primeiro conselho é usar o centro da pista ou a faixa próximo ao canteiro central para fazer a travessia. Por ser o local mais alto, o nível de água ali será mais baixo do que próximo ao meio-feio. Evite trocar marchas, reduzir a velocidade ou parar no meio da travessia. Mantenha a velocidade constante mas não corra. Coloque uma segunda marcha (mesmo em carros automáticos) e mantenha o carro acelerado até o fim da área alagada. Não atravesse o alagamento colado na traseira do carro da frente, ele pode parar a qualquer momento. Dê um espaço para que você possa fazer a travessia de uma vez.

QUAIS OS RISCOS DE ENFRENTAR UM ALAGAMENTO COM O CARRO?

O risco mais sério nem é de o carro parar no meio da água mas, se isso acontecer, não tente dar a partida. Empurre o carro para fora da área alagada e só então verifique se o motor liga. Se não conseguir na segunda tentativa, não insista. Chame um guincho e leve o carro a um mecânico. O pior que pode acontecer nesta hora é o chamado “calço hidráulico” que é quando o motor aspira água junto com o ar fazendo o motor travar com sério risco de danos aos componentes internos.

Outra situação de risco extrema é quando o carro começa a boiar. Isso acontece quando a profundidade do alagamento foi mal avaliada pelo motorista. Quando o carro bóia, significa que as rodas perderam contato com o chão. Se houver um canal ou córrego próximo, há o risco de o carro ser arrastado para lá pela correnteza, o que já configura risco de desastre. Abra as janelas imediatamente, elas podem ser uteis como via de saída se for preciso abandonar o carro.

COMO EVITAR DANOS MAIORES COM O CARRO EM DIAS DE CHUVA? O SEGURO COBRE EM CASO DE QUEBRA DO CARRO EM ALAGAMENTO?

Se a seguradora entender que o motorista colocou deliberadamente o carro em risco ao tentar atravessar um alagamento, ela pode se negar a pagar o conserto . Já no caso de garagens de prédios invadidas pela água a ponto de danificar o veículo, as seguradoras entendem que, neste caso, a culpa não foi do motorista e cobre os custos das avarias.

Mantenha as palhetas dos limpadores de para brisa sempre em bom estado, e faça a substituição, mesmo no verão, se estiverem ressecadas ou rasgadas. Boa visibilidade é fundamental para dirigir com segurança na chuva. Caso você não tenha habilidade suficiente (e nem sangue-frio) para dirigir em vias alagadas. deixe o carro em casa, ou se tiver sido pego de surpresa por um temporal, procure um estacionamento seguro e espere lá até o tempo melhorar.

Tags:

Continue lendo