Fiat Prêmio completa 40 anos de história no Brasil


Primeiro sedã da marca, derivado da primeira geração do Uno, o Prêmio está completando 40 anos de história no Brasil.
O modelo foi produzido de 1985 a 1994 no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, e se destacou no cenário nacional.
Com DNA pioneiro da Fiat, o Prêmio foi o primeiro carro brasileiro (junto ao Uno) a oferecer computador de bordo, apresentando médias de consumo, velocidade, autonomia e outras informações no espaço que seria do conta-giros.


Com uma potência considerável entre os modelos disponíveis na época, o Prêmio entregava 74,1 cv e 12,3 kgfm, na sua versão 1.5 litros, mantendo a mesma performance do Uno SX, embora o sedã fosse 134 kg mais pesado. Outro ponto forte do carro era o porta-malas: espaçoso, com capacidade de 530 litros.
O modelo chegou ao mercado com duas portas e em duas versões: a S, com motor 1.3 litro, opção de entrada, e a CS, opção mais completa com motor 1.5 litro.
Em 1987, dois anos após o lançamento, o Fiat Prêmio passou por mudanças e ganhou quatro portas na versão CLS, além de itens adicionais de conforto como ar-condicionado, vidros e travas elétricas.

Em 1989, recebeu um upgrade com novo painel e motor Sevel de 1,6 litro. Já em 1991, atualizou o design frontal e, em 1992, começou a ser equipado com injeção eletrônica na versão com motor 1,5 litro.
Mais tarde, o Fiat Prêmio passou a ser fabricado na Argentina e, com o nome Duna, começou a ser exportado para outros países da América Latina, e para a Itália, onde chegou a se destacar entre os veículos mais vendidos.
Em 1986, Prêmio foi reconhecido como “Carro do Ano” pela revista Autoesporte, demonstrando o quanto foi querido no mercado nacional.