Fiat: Polo Automotivo de Betim-MG completa 45 anos

Fiat: Polo Automotivo de Betim completa 45 anos

Notícias 12/07/2021
Polo de Betim

O Polo Automotivo de Betim completou 45 anos de operação na última sexta-feira, 9 de julho de 2021.

A unidade de produção atualmente é responsável pelo Fiat Pulse, SUV inédito da marca italiana que será apresentado em outubro deste ano.

Leia mais: Fiat faz recall dos modelos Argo, Mobi, Strada e Grand Siena

A Fiat anunciou recentemente novos investimentos para continuar modernizando as instalações, equipamentos, e sistemas a partir do conceito da Indústria 4.0.

O Polo Automotivo de Betim possui capacitação para desenvolver, desenhar, projetar, testar e produzir veículos de classe mundial.

Desta fábrica saem os modelos Uno, Fiorino, Doblò, Grand Siena, Nova Strada, Mobi e Argo.

A comemoração dos 45 anos vem num momento de crescimento da marca no mercado. No primeiro semestre do ano, a Fiat foi a marca mais vendida, com 22,1% de participação de mercado acumulada.

“Temos muito orgulho de nossas raízes mineiras. Há 45 anos, a Fiat iniciou suas operações aqui em Betim e começou a produzir automóveis que agradaram o consumidor de todo o Brasil. Investimos muito, inovamos sempre e impulsionamos a instalação de dezenas de fornecedores no entorno de nossa fábrica”, disse o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa.

O Polo Automotivo de Betim também é o maior centro de produção de powertrain da América Latina, com capacidade para produzir 1,3 milhão de motores e transmissões por ano.

São produzidas três famílias de motores: Fire, Firefly e GSE Turbo.

História do Polo Automotivo de Betim

A fábrica da Fiat, inaugurada em 9 de julho de 1976, foi a primeira a instalar-se fora do cinturão industrial paulista.

Hoje, a fábrica é o centro de um polo automotivo que reúne mais de 120 fornecedores em torno de Betim. A atração de fornecedores e adensamento industrial começaram na década de 1990.

É o processo chamado de “mineirização”, que permitiu à Fiat operar nos sistemas Just In Time (JIT) e Just In Sequence (JIS), com sucessivos ganhos para sua competitividade.

Esta foi a base para a expansão da produção. Atualmente, cerca de 60% dos itens comprados provêm de fornecedores instalados num raio de até 150 quilômetros da fábrica.

O Polo Automotivo Fiat é a maior fábrica de veículos da América Latina e uma das maiores do mundo. Ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados e tem capacidade para produzir 700 mil automóveis e comerciais leves por ano e 1,3 milhão de unidades de motores e transmissões. Desde sua fundação, produziu mais de 16 milhões de veículos, dos quais 3,6 milhões foram exportados.

O Polo Automotivo de Betim emprega 13 mil pessoas, cerca de metade de todos o efetivo de Stellantis na América do Sul.

Se inscreva em nosso canal no youtube

Tags:

Continue lendo