Europa: Toyota inicia operações com caminhões movidos a célula de combustível
A Toyota Motor Europe e a VDL Groep colaboraram para integrar o sistema de célula de combustível da Toyota em caminhões pesados.
Após o primeiro caminhão de demonstração, a Toyota agora implementou mais quatro veículos em suas rotas logísticas na Bélgica (Diest), França (Lille), Alemanha (Colônia) e Holanda (Roterdã e Weesp).
A Toyota uniu forças com seus fornecedores de logística – Vos Transport Group, CEVA Logistics, Groupe CAT e Yusen Logistics – para introduzir caminhões pesados com emissão zero de gases de escape* em suas operações logísticas.

A Toyota, em conjunto com esses fornecedores de logística, avaliará continuamente o desempenho dos caminhões com célula de combustível nas operações diárias do Toyota Parts Centre Europe, que processa mais de 500.000 peças e acessórios diariamente.
O caminhão movido a célula de combustível de 40 toneladas oferece desempenho semelhante ao de um caminhão a diesel, mas com zero emissões de escapamento em rotas semelhantes, já que seu motor é alimentado por eletricidade gerada a partir de hidrogênio combinado com oxigênio.
Com um único abastecimento, o veículo pode percorrer até 400 km em condições reais de direção. Além disso, o motor elétrico sem vibração reduz o incômodo à comunidade por onde o caminhão passa, melhorando significativamente o conforto ao dirigir.