Test-drive: Renault Kardian busca protagonismo entre os SUVs


O Renault Kardian é um SUV todo moderninho que não passa despercebido nas ruas. O visual é bem interessante e chama atenção positivamente.
Apesar de arrancar olhares no trânsito, podemos dizer que ainda é um ilustre desconhecido do grande público. Chegou faz dois meses.
Durante nossos testes no Grande Recife, pudemos ver gente torcendo o pescoço para admirar e também tentar identificar qual era o carro diferente numa cor laranja bem chamativa. E aconteceu não só com leigos.

Até mesmo gente que trabalha no ramo de automóveis perguntou se era um veículo elétrico. Não, não é. Tem motor turbo flex 1.0 que faz o SUV andar bem com seus 125 cavalos de potência.
Já que o segmento de SUVs anda em alta, o Kardian chegou pra ser o grande lançamento da Renault, no Brasil, este ano. E atributos não lhe faltam. Tem bom pacote tecnológico, segurança e desempenho muito satisfeito. São três as configurações disponíveis.
O modelo avaliado foi o top de linha, que tem dispositivo capaz de manter uma distância segura do veículo da frente. Caso o automóvel pare bruscamente, o Kardian para automaticamente.


O Renault traz ainda sistemas de ponto cego no retrovisor para avisar ao motorista a presença de outros veículos na lateral. É o chamego sensor de ponto cego. Todas as configurações vêm com seis airbags.
No interior, boas surpresas. Uma delas é alavanca de marcha, que mais parece um joystick de vídeo game. O painel é digital. E a central multimídia se destaca.
O acabamento não chega a ser primoroso, mas é legal para a marca. Tem partes alcoochoados, plástico em preto brilhante. Os bancos não são de couro, mas de um tecido de duas cores pra deixar o interior com cara de carro de jovem.
E é impossível o pessoal não associá-lo a um Sandero bombado. Não é. É bem mais encorpado. A mala tem410 litros, 50 a mais que o Stepway, por exemplo, de 360 litros.
É verdade que o Kardian chegou num período bem acirrado no segmento de pequenos SUVs. Pelo porte, tem como adversários principais o Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. P
elo valor, vai brigar com uma infinidade de modelos. O Kardian mais barato sai por R$ 113 mil. O intermediário custa R$ 123 mil e o top de linha é vendido por R$ 133 mil.

E nesta faixa de preço o consumidor pode comprar qualquer um dos SUVs mais conhecidos do Brasil como Jeep Renegade, Fiat Fastback, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e Chery Tiggo 5.
Apesar do pelotão de peso que mostramos aí, a conclusão é que vale a pena fazer o test-drive porque o Kardian é um carro surpreendente.