Entenda como vai ficar a Ford no Brasil após o fechamento das fábricas

A notícia mais impactante desta semana do setor automotivo, sem dúvidas, foi o anúncio da Ford de fechar suas fábricas no Brasil.
Mas isso não implica o fim das operações da marca em nosso País, como muitos pensam.
Na verdade, a montadora deixa de vender modelos como o EcoSport e Ka para se tornar importadora de automóveis de luxo.
Sem carros populares, vai focar em picapes, veículos, comerciais, eletrificados e SUVs.
Alguns já estão por aqui; outros chegarão em breve.O mais conhecido desse time de remanescentes é a Ranger.
A caminhonete está prestes a passar por uma atualização, mas, até lá, vai continuar sendo vendida com o desenho atual.
Produzida na Argentina, a picape hoje tem preço variando de R$ 162 mil, na mais simples, até R$ 238 mil, na top de linha 4×4 automática diesel.
Territory
Outro que escapou da degola foi o Territory, SUV que começou a ser vendido ano passado em nosso mercado.
Importado da China, tem acabamento atrativo, mas preço salgado. É vendido em duas configurações. A mais barata sai por R$ 189.900. A mais cara é R$ 198 mil.
Acima dele, o Edge em sua roupagem esportiva, SUV canadense de motorzão de 335 cavalos de potência.
É comercializado atualmente por R$ 351 mil. E, para fechar a conta dos “já conhecidos”, o superesportivo Mustang.
O estiloso carrão com seus 465 cavalos de potência custa R$ 397 mil.Os quatro modelos citados acima já são vendidos por aqui, mas a Ford pretende ampliar a gama e já existe um time escalado para desembarcar nos próximos meses nas concessionárias brasileiras.
O primeiro dessa nova turma deve ser o Bronco, um utilitário brutamontes já comercializado nos Estados Unidos.
Oficialmente, a montadora não dá detalhes do dia de seu lançamento, mas já existem várias unidades dele em nosso País passando por processo de ajustes para começar a ser vendido.
O carro vem do México. O preço estimado é de perto dos R$ 200 mil. Na ala dos modelos a energia, um SUV elétrico do Mustang e o Escape híbrido, SUV bem conhecido lá fora e que há muito é esperado para o Brasil.
Não podemos esquecer de lembrar da Transit, na linha de veículos comerciais.
Um nome badalado no mercado de picapes é a Maverick, que deve vir pra disputar com Fiat Toro. As imagens da Maverick já circulam pela internet. E, para 2022, os clientes da marca podem ter à disposição a F-150 uma picape grandalhona de sucesso nos EUA.
ECOSPORT E KA
Falando dos modelos em fim de carreira, as revendas Ford do Brasil continuam comercializando as últimas unidades do EcoSport e do Ka, mas só de modelos já produzidos na fábrica.
Hoje o EcoSport pode chegar aos R$ 115 mil. O Ka hatch começa em R$ 51.990 e atinge R$ 70 mil, com motor 1.5 e câmbio automático.
O Ka sedan vai de R$ 55.890 a R$ 81 mil. A marca segue operando normalmente com o pós-venda.
