Empresa de transporte inaugura estação que recarrega 28 ônibus elétricos ao mesmo tempo
Uma empresa de ônibus urbano inaugurou uma estação de recarga para ônibus elétricos na Alemanha.
O equipamento foi instalado na garagem da empresa Stuttgarter Straßenbahnen AG, sediada na cidade de Sttutgart, e tem capacidade para recarregar 28 ônibus de forma simultânea.
Todo o sistema de recarga, que tem capacidade de até 180 kW, foi instalado pela Mercedes como contratante geral.
Até a infraestrutura de carregamento pronta para uso, os serviços da Mercedes incluem toda a estrutura de aço, a instalação elétrica completa e a instalação do sistema de gerenciamento de carregamento Sinos.
O estado de Baden-Württemberg apoiou a construção do sistema de recarga para o transporte público local com um subsídio de cerca de 13 milhões de euros, em conformidade com a Lei Alemã de Financiamento do Transporte Municipal (LGVFG).
A frota de ônibus elétricos da empresa Stuttgarter Straßenbahnen é do modelo eCitaro da Mercedes-Benz.


Como funciona?
Até 28 ônibus elétricos SSB podem ser carregados simultaneamente durante a noite nos 28 pontos de carregamento instalados.
Ônibus adicionais também podem ser carregados durante o dia. O processo de carregamento ocorre por meio de pantógrafos integrados montados na estrutura do sistema de carregamento, que descem até tocar os trilhos de carregamento no teto do ônibus, em um processo conhecido como carregamento “panto down”.
Com uma tensão de carga de até 720 volts, é transmitida uma potência de carga de até 180 kW, dependendo do nível de carga da bateria dos ônibus.
Na frota SSB, por exemplo, as sete baterias de tração de alta tensão dos ônibus articulados Mercedes-Benz eCitaro G têm uma capacidade total de armazenamento de até 686 kWh.
Os ônibus Mercedes-Benz eCitaro G com célula de combustível são equipados com quatro baterias de alta tensão NMC3 com uma capacidade total de energia de 392 kWh e seis tanques de hidrogênio com capacidade total de 30 quilos de H2.
Isso permite que cada ônibus elétrico percorra até 200 quilômetros sem recarga. Ao controlar a carga por meio de um sistema de gerenciamento de carga, o SSB tem flexibilidade máxima ao desengatar os veículos, mas mantém a máxima eficiência por meio do controle de carga.