Dicas para não errar na compra do carro usado

Notícias 7/01/2023

Se entre os seus planos para o Ano Novo está a compra ou troca do carro, prepare-se para fazer um bom negócio. Com o preço dos veículos 0 km só crescendo, optar por um automóvel com dois, três, ou até quatro anos de uso pode gerar uma economia de até 30%. Isso acontece porque a desvalorização em relação a um novo já aconteceu.
Além disso, o comprador do seminovo não vai gastar com emplacamento (só com a transferência) e pode até encontrar um modelo ainda na garantia de fábrica, que continua valendo mesmo que o carro mude de dono. Em alguns casos, a garantia tem validade de até cinco anos. Conversamos com um consultor automotivo Carlos Nunes, do Shopping do Automóvel, para dar dicas sobre uma compra segura. Para não perder tempo, nem dinheiro, conheça algumas dicas para fazer um bom negócio na compra do seminovo.

Carlinhos Nunes, do shopping do automóvel

COMO ESCOLHER O MODELO

Antes mesmo de começar a procurar, defina o modelo de carro que você quer. Para ajudar na busca, leve em consideração como vai usar o veículo no dia a dia. Se a utilização vai ser mais na cidade, pense num carro de pequeno porte, econômico e fácil de estacionar. Se o deslocamento maior for em rodovias, considere um com motor mais potente para que você não fique na mão nas ultrapassagens e nas subidas. Se você precisa de um carro com porta-malas grande, seu alvo é um sedã, ou mesmo uma picape cabine dupla. Se quiser um carro alto e robusto, sua escolha deve ser um SUV, mas se não vai trafegar em estradas de terra ou muito acidentadas não precisa ser um 4×4, eles são mais caros e consomem mais combustível.

DEVO EVITAR CARRO COM QUILOMETRAGEM ELEVADA?

Depende. Muita gente evita carros com quilometragem alta, acima dos 50 mil km rodados, com medo do desgaste das peças do motor. Isso era um problema antigamente, quando os motores duravam em torno de 100 mil km. Hoje a história é outra. Os motores modernos podem rodar 200 mil, 300 ml km sem apresentar sinais excessivos de desgaste. Isso, claro, se as manutenções foram feitas corretamente. “Um carro de quilometragem baixa e ainda com histórico de manutenção seria o ideal. Mas, muitas vezes, um veículo muito rodado com a manutenção em dia é melhor do que um carro pouco rodado sem nenhuma revisão comprovada”, alerta Carlos Nunes, do shopping do Automóvel.

SEMINOVO DE PARTICULAR OU LOJA?

Eis uma dúvida comum. Na prática, a compra de particular só se justifica se você conhecer a procedência do veículo, ou seja, saiba quem é o dono e como ele cuidava do veículo. Há quem diga que é mais fácil pechinchar o preço com um vendedor particular. Pode ser. Mas, por outro lado, uma boa loja de seminovos tem muitas opções de negociação. Você pode financiar (com o particular o pagamento geralmente é a vista), pode dar outro automóvel de entrada ou até usar o consórcio para adquirir seu possante. Outra vantagem de comprar em loja é a garantia extra de 90 dias para motor e câmbio. “As lojas de seminovos seguem todas as regras do Código de Defesa do Consumidor, o que dá mais segurança para quem está comprando”, diz Carlos Nunes, do Shopping do Automóvel.

COMPRA ON-LINE
A internet é uma das mais importantes ferramentas de compra e venda de carros da atualidade, mas é lá onde estão registrados a maioria dos golpes. Para quem pretende comprar um veículo à distância a atenção deve ser redobrada, alertam os especialistas. Nada de finalizar a compra só por troca de mensagens.
O ideal é visitar o estabelecimento do vendedor, mas nem sempre é possível. Então telefone e faça chamada de vídeo para ter certeza que, pelo menos, o vendedor está em posse do carro e que o anúncio não está usando fotos aleatórias. “Se o vendedor botar qualquer dificuldade, desconfie. Nada de fazer depósito na conta de terceiros e, caso feche negócio, só se for na conta do dono do carro. Mas reforço aqui: o ideal é procurar lojas estabelecidas. Faça uma pesquisa sobre o estabelecimento na internet para ver a reputação. Só isso já pode lhe tirar de uma série de apuros.

Tags:

Continue lendo