Para o pneu durar mais, rodízio neles

Rodízio de pneus

Por Matheus Albino

O rodízio de pneus é um serviço essencial para garantir vida longa ao sistema de rodagem do carro.

Especialistas dizem que a durabilidade de um pneu pode chegar a 5 anos ou 60 mil quilômetros rodados, claro, dependendo do nível de uso do veículo.

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Motoristas que utilizam o automóvel como ferramenta de trabalho tendem a rodar mais e, consequentemente, reduzir o tempo de duração dos sapatos do carro.

Mas quem faz a manutenção preventiva e inclui o rodízio na sua agenda pode prolongar o prazo de vida das rodas e garantir boa economia no bolso, sem falar que vai rodar com mais segurança.

Quando fazer?

O rodízio deve ser realizado a cada 10 mil km e é importante também pedir o alinhamento e balanceamento das rodas.

Experts consultados pela reportagem explicam que os pneus do carro se desgastam de maneira diferente e a alteração da posição das rodas é necessária para prolongar a durabilidade deles.

É importante entender que os pneus da frente, em muitos casos, trabalham mais que os do eixo traseiro por uma série de razões.

O peso do motor, por exemplo, exige mais esforço das rodas da frente em situações variadas.

Imagine você tentando estacionar numa vaga apertada, jogando o carro para frente e para trás várias vezes, os pneus dianteiros sofrem bem mais que o motorista nessas horas, pois são os responsáveis por direcionar o carro na vaga de estacionamento.

Rodízio certo é assim…

A forma correta de fazer o rodízio é trocando os pneus traseiros pelos dianteiros.

Nada de colocar pneus novos na frente e deixar os gastos atrás. O ideal é levar os melhores para o eixo traseiro, pois darão maior aderência à frente em caso de chuva.

“Em uma situação inesperada, o motorista terá melhor controle direcional com pneus novos atrás.”

” Assim ele pode garantir a segurança do veículo e passageiros”, lembra Marcelo Leitão, da oficina Auto Total.

ESTEPE

Outra dúvida surge quando lembramos que há um pneu reserva no porta-malas, o famoso estepe.

De acordo com Marcelo Leitão, antes de incluir o estepe na troca, o proprietário deve ficar atento na data de fabricação.

Se for um pneu antigo, é melhor deixá-lo fora do rodízio. E há outra situação a se observar.

Hoje em dia os carros estão saindo de fábrica com pneus menores que são de uso emergencial.

Eles não podem entrar em um rodízio. Em oficinas do Recife, o serviço de rodízio custa em média R$ 80 em veículos populares, já com alinhamento e balanceamento das rodas.

Para carros onde é preciso alinhar o eixo e o aro das rodas é maior, a conta chega a R$ 200.

Quem entende do assunto diz que o investimento é necessário e que evita a compra de pneus novos antes do tempo.

Basta olhar os preços para ter uma ideia. Um jogo de pneus novos aro 14 polegadas, comum entre modelos populares, custa em média R$ 1.400,
dependendo da marca.

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