Desvendamos as polêmicas propagandas da Caoa

Desvendamos as polêmicas propagandas da Caoa

Notícias 7/02/2022
Tiggo 8

Por Sílvio Menezes

Quem vê a propaganda da Caoa (Hyundai importados ou Chery) na TV, nos jornais ou pela internet vai lembrar que os carros de lá são apresentados sempre no superlativo.

Em todos os comerciais, os veículos são apontados como a maravilha, os maiores ou mesmo os melhores do “munnnndo” e sempre numa voz bem convincente, capaz de fazer qualquer um comprar qualquer coisa.

É bem verdade que as marcas do grupo têm modelos legais, mas cravar que são os melhores é outra história. Polêmicas a parte, a verdade é que a ousadia da Caoa fez dela uma referência em nosso País que ajudou a reduzir o preconceito contra os automóveis chineses.

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Hoje, a Chery, por exemplo, é reconhecida facilmente pelo público como uma marca de produto altamente competitivo, se comparada com gigantes do mercado.

O Carro Arretado conversou com Marcello Braga, diretor de marketing da Caoa, responsável pelas ações na mídia. Ele contou como surgem as ideias e diz que o investimento maciço em publicidade ajudou a marca a vencer preconceitos.

Nas mãos de quem sabe

Carioca de nascimento, estudou também na Espanha e Estados Unidos. Mas diz que muito da sua expertise se deve ao tempo de convivência com Carlos Alberto Oliveira Andrade, mais conhecido como Dr.Caoa, falecido no ano passado. “Ele fazia questão de acompanhar tudo de perto”, diz.

Arrojado, Marcello Braga diz que não tem medo de polêmicas ao provocar concorrentes na hora de lançar uma peça no ar.

E não tem mesmo. No mês passado, a marca trouxe mais um comercial que vem dando o que falar. Para destacar as virtudes do seu Chery Tiggo 8, ele fez uma saudação ao Commander, o Jeep de sete lugares que chegou a pouco tempo no mercado e que é um dos seus grandes rivais.

A peça tem sido bastante elogiada pela sinceridade em reconhecer o potencial de um adversário, mas, ao mesmo tempo, mostrar as virtudes de seu produto.

um dos comerciais lançados recentemente pelo grupo Caoa

“A gente não inventa o fato. Muitas vezes nós usamos informações veiculadas pela imprensa especializada para destacar as nossas qualidades com uma linguagem própria.

Claro que somos uma marca nova no mercado e todo mundo fi ca de olho”, argumenta. Profundo conhecedor do mercado, o diretor de marketing da Caoa acredita que vai no rumo certo e segue investindo pesado.

De acordo com ele, é o melhor caminho para fazer negócios. O grupo é o maior investidor de mídia no segmento de automóveis.

E, para quem faz conta pequena na hora de investir em publicidade, ele manda um recado: caro mesmo é não fazer propaganda.

“Experimenta não fazer propaganda”, ensina. O executivo falou da importância da mídia digital no momento, mas destacou a força e credibilidade de veículos tradicionais como rádio e TV pra atingir o objetivo de ter o reconhecimento do público.

Ele lembra que cada campanha leva um tempo específico, mas, muitas vezes, as peças são decididas em cima da hora por razões diversas.

Uma delas pode ser para aproveitar um fato relevante do momento que obriga a turma a fazer tudo voando.

FUTURO DA MARCA

Sobre o futuro do grupo Caoa após a morte do fundador, Marcello é taxativo.

“Não temos mais a genialidade de Dr. Carlos Alberto por perto, mas a família segue firme e forte para continuar o trabalho iniciado por ele. A ordem no grupo é continuar tocando o legado e buscando inovar sempre”, completa Marcello Braga, que viveu no Recife por anos e conhece muito da capital pernambucana.

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