Conheça a história de Caoa, o homem dos carros

Notícias 13/08/2020
Caoa

O SUV Tiggo 8 é o mais novo modelo da Caoa Chery apresentado no Brasil.

Ele estava no pacote de lançamentos prometido pela marca desde que a união com o Grupo CAOA foi feito.

Esta parceria surgiu em novembro de 2017, dando início a uma montadora cem por cento nacional.

O Grupo CAOA é liderado pelo empresário paraibano Carlos Alberto de Oliveira Andrade.

O jornalista Sílvio Menezes entrevistou o empresário no início deste ano. Veja como foi a entrevista abaixo

Entenda como tudo começou

Carlos Alberto de Oliveira Andrade entrou no ramo automotivo ao comprar um carro e não receber, devido a falência da concessionária.Parágrafo

Foi até a loja para resolver a questão, acabou comprando a revenda e virou o principal nome da indústria automotiva do Brasil.

Caoa não costuma dar entrevistas, mas todas as vezes que encontra o jornalista Silvio Menezes conta boas histórias.

São muitas as histórias do principal nome da indústria automotiva nacional. 

Visionário, esse paraibano se formou em medicina no Recife. Depois largou a profissão de médico, pois decidiu comprar e administrar uma concessionária.

Você provavelmente já comprou um carro da marca dele

Apesar de não ser um rosto tão popular para o grande público, é uma celebridade no mundo dos negócios e é bem possível que você – que está lendo essa reportagem – já tenha comprado algum carro numa das lojas dele nos últimos 40 anos.

O grupo Caoa tem mais de 200 concessionárias pelo País. São revendas Ford, Hyundai, Subaru, Chery, além de duas fábricas de automóveis.

O que muitos desconhecem é a origem inusitada e ousada do grupo, que registra capítulos importantes pelo Recife, conforme adiantou o próprio Dr. Caoa pra nós do Carro Arretado num almoço em São Paulo, em uma das raras entrevistas concedidas por ele.

A SAGA

Natural de Campina Grande, Paraíba, revelou-se inquieto e visionário desde jovem. Trocou a cidade natal para cursar medicina na Universidade Federal de Pernambuco, feito que ele enche o peito pra dizer com muito orgulho ainda hoje.

Depois de formado, voltou pra casa e seguiu a rotina no atendimento de médico em hospitais. Tudo dentro da normalidade até tentar comprar um Landau numa concessionária de Campina Grande, em 1979.

Pagou e teve dificuldades para receber o veículo porque a loja faliu. Como cliente insatisfeito, foi tomar providências. Conversou com o dono e acabou comprando a revenda.

Nascia ali o homem dos carros. Começou a abrir concessionárias pelo Pais, incluindo o Recife, onde ele já tinha vivido e de onde expandia os contatos.

Naquela altura dá pra imaginar que ele só via a medicina pelo retrovisor para virar o maior revendedor Ford da América Latina.

1992

Só que ser dono de concessionárias parecia ser pouco pra o Caoa. Ele Resolveu então virar importador e trazer a Renault para o Brasil, em 1992, mesmo sabendo que a marca francesa na época carregava a fama de produtos pouco confiáveis.

Ele contrariou prognósticos pessimistas e fez da Renault a líder das importadas em nosso País e a quinta no lugar geral.

A parceria com a marca durou até 98, quando a Renault assumiu a operação no Brasil. Ele partiu pra outra empreitada.

1998

Em seguida, trouxe para cá a japonesa Subaru, fabricante que produz bons carros, mas que tem um volume tímido. É uma marca de nicho que possui revendas no País que estão sob o guarda-chuva do grupo Caoa.

Na mesma época, em 1999, trouxe a Hyundai num período que os brasileiros também viam os carros coreanos com maus olhos, com muita desconfiança.

A fórmula para reverter esse problema? Investir pesado na mídia, apostar em carrões e abrir lojas pelo País. Essa soma de ousadia e visão de negócio deu certo.

A Caoa virou o jogo novamente e fez do Azera, Tucson, Santa Fé e tantos outros objetos de cobiça de muitas famílias brasileiras. E botou a Hyundai lá em cima.

Hoje, ele segue como o responsável pela importação dos modelos da marca coreana que vêm de fora. E tem a fábrica em Goiás que faz o ix35, New Tucson e os caminhões da HR e HD80.

Em relação aos veículos HB20 e Creta, esses são produzidos pela Hyundai Brasil (dos coreanos) e o grupo Caoa é revendedor, responsável por 56 autorizadas a comercializar os automóveis feitos no Brasil da família HB20 e Creta.

2017

Agora recentemente se associou aos chineses da Chery para criar a Caoa Chery. A parceria que nasceu faz dois anos parece que vem dando certo.

E usando justamente o formato de espalhar uma rede de lojas, bons produtos e, claro, muita mídia.

No Grande Recife possui três concessionárias e pode abrir mais. A Chery tem sete modelos com preços variando de R$ 60 mil e R$ 117 mil.

Dr. Caoa disse que ainda tem muito a fazer, mas parece satisfeito com os números. A Caoa Chery já soma 280% de crescimento em um ano. E o homem dos carros não para quieto.

2020

No ano que vem, ele vai lançar três novos carros da Chery e atualizar outros dois. Já adiantou pra nós, do Carro Arretado, que vai trazer para o Brasil a Exeed, marca de luxo para brigar com Mercedes e BMW.

Lá fora o carro tem tecnologia que inclui até reconhecimento facial.

Se ele vai conseguir ainda é cedo, mas alguém duvida do que esse homem é capaz?

Se quiser ver mais sobre Caoa, pode assistir a entrevista que fizemos com ele no último salão do automóvel de São Paulo.

Ele conta que não dirige faz um tempão, que possui carros de várias marcas em sua casa e até qual o automóvel preferido dele.

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